Pensando em crescer a sua empresa? Precisando investir em mais equipamentos ou ampliação do espaço? Ter acesso ao crédito para o negócio é um dos grandes desafios dos pequenos e médios empreendedores de todo o país. Veja como conseguir os recursos necessários para investir na sua empresa.
Obter crédito para o negócio pode ser um grande desafio. De acordo com especialistas, essa é uma das tarefas mais burocráticas que os empreendedores enfrentam no país; até mesmo uma simples simulação pode ser difícil.
Antes de tentar o empréstimo, é importante parar e pensar em alguns pontos, como: a real necessidade da empresa; os limites e linhas compatíveis com a realidade empresarial; além da utilização do valor para o real motivo que ele foi solicitado.
Como conseguir crédito para o negócio?
Uma pesquisa feita recentemente pelo Sebrae em parceria com o IBGE apontou que apenas 3 em cada 10 empresas conseguiram crédito entre os meses de maio e julho desse ano.
Apenas 24% dos microempreendedores individuais (MEI) e 40% de micro e pequenas empresas (MPEs) tiveram acesso a empréstimos.
Para ter acesso ao crédito, você deve seguir alguns passos:
Elabore um plano de negócios
Ele vai te ajudar a mostrar aos gestores da instituição financeira que o seu negócio é real e o objetivo do empréstimo.
Pesquise
Conheça as modalidades de empréstimo oferecidas em cada instituição bancária. O ideal é escolher aquele que melhor atende as suas necessidades, considerando juros, taxas e prazos.
Mantenha um bom histórico de crédito
A sua reputação conta e muito na hora de solicitar um empréstimo, afinal, os sistemas de proteção ao crédito são geralmente consultados.
Quais as melhores linhas de crédito para empreendedores?
Veja abaixo a lista elaborada pelo Sebrae:
- BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)
- Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte)
- Desenvolve SP (banco voltado às micro, pequenas e médias empresas apenas do Estado de São Paulo).