Liberar acesso no Caixa Tem: veja como é fácil

O primeiro acesso ao aplicativo da poupança social digital exige que seja liberado o acesso no Caixa Tem. Funciona como uma forma de autorizar que todos os serviços existentes naquela conta fiquem disponíveis para acesso do usuário. O procedimento é obrigatório e somente desta forma vai garantir o acesso aos benefícios sociais.

Como liberar acesso no Caixa Tem
Como liberar acesso no Caixa Tem (Imagem: FDR)

O Caixa Tem é a poupança social da Caixa Econômica Federal que oferece o uso gratuito de uma série de serviços bancários. A liberação do acesso é importante para usufruir de todas as ferramentas.

Introdução ao Caixa Tem

O Caixa Tem foi criado em 2020, naquela época o aplicativo era usado exclusivamente para repassar a parcela do auxílio emergencial. O benefício foi criado durante a pandemia de Covid-19 e chegou a contemplar mais de 60 milhões de pessoas que tiveram sua renda influenciada pelo isolamento social.

Com a bancarização de milhões de brasileiros, e com a facilidade que o sistema digital passou a oferecer, o poder público decidiu liberar outros pagamentos neste mesmo canal. A partir disso, passaram a ser liberados por meio da poupança os benefícios sociais e trabalhistas como:

Por que o acesso ao Caixa Tem pode ser bloqueado?

Caso sinta algum tipo de ameaça, o banco pode bloquear o acesso a poupança social até que o usuário faça o desbloqueio Caixa Tem. Tudo por uma questão de segurança, a fim de evitar fraudes no recebimento dos benefícios financeiros.

Algumas razões explicam essa iniciativa do banco, como:

  • Irregularidades nos dados cadastrados;
  • Muitos CPFs cadastrados no mesmo aparelho celular (máximo de 2 CPF por telefone);
  • Suspeita de fraude;
  • Quebra dos termos de uso do aplicativo;
  • Ultrapasse do limite de movimentação mensal da conta para quem não atualizou a poupança (mais de R$5.000,00 por mês).

Como liberar o acesso no Caixa Tem pela primeira vez

É extremamente comum que no primeiro acesso ao Caixa Tem a conta esteja bloqueada. Neste caso o sistema fecha todas as ferramentas porque precisa que o usuário libere o acesso a todos os serviços que estão disponíveis.

  • Abra o App Caixa Tem e faça login com número do CPF e senha;
  • Vá até a opção “Liberar acesso” na lista e toque nela;
  • Aperte o botão “Toque aqui pra realizar seu primeiro acesso”;
  • A Caixa enviará um SMS ao celular cadastrado. Digite o código de verificação;
  • A Caixa pode colocar sua liberação em um período de análise. Se der tudo certo, seu dispositivo estará autorizado para uso depois disso.

Como liberar o acesso no Caixa Tem em um novo celular

Ao trocar de aparelho celular todas as informações que estejam em um precisam ser passadas para o outro. Inclusive o aplicativo Caixa Tem e o acesso a ele. Acontece que a Caixa pode entender que essa troca de aparelho é na verdade uma tentativa de golpe, uma pessoa que quer se passar pelo titular da conta.

Para nomear dispositivo de acesso a sua conta será preciso passar por um processo um pouco mais demorado, mas capaz de evitar que qualquer bloqueio seja feito nos serviços.

  • Vá até uma agência e procure pelo atendimento Caixa Econômica;
  • Solicite ao funcionário a desvinculação da conta do aparelho antigo;
  • O aparelho antigo será excluído pela Caixa;
  • Agora, basta acessar o aplicativo novamente e iniciar com o login.

Como liberar o acesso para múltiplos CPFs no mesmo dispositivo

O sistema do Caixa Tem libera o acesso a até dois CPFs em um mesmo dispositivo. Caso tente acessar um terceiro, podem aparecer mensagens de erro, dizendo que o aparelho tem muitos CPFs ou usuários cadastrados, uma prática de segurança do Caixa Tem. 

Quem pretende incluir um novo CPF, além do seu, no acesso ao aplicativo, basta fazer o login normalmente e a cada vez que for utilizar com a nova conta sair do titular 1 e fazer com login para o titular 2. Embora a recomendação para evitar erros é manter apenas uma conta aberta no aplicativo.

Perguntas frequentes sobre o acesso ao Caixa Tem

Ainda tem perguntas frequentes Caixa Tem? Todas as dúvidas podem ser respondidas diretamente na página do aplicativo no site da Caixa. 

O que é preciso para fazer login no Caixa Tem?

  • Número do CPF;
  • E-mail e número de telefone válido.

A Caixa libera central de atendimento?

Sim! Regiões metropolitanas: 4004 0104. Demais regiões: 0800 104 0104. Atendimento para pessoas com deficiência: 0800 726 2592. Ouvidoria Caixa Tem: 0800 725 7474.

Dicas de segurança para usar o Caixa Tem

Seguindo as dicas de segurança para usar Caixa Tem o usuário evita uma série de problemas, e torna o seu acesso ao aplicativo mais simples.

  • Evite fazer login de vários CPFs no seu celular;
  • Não fique trocando a senha de acesso com constância, porque pode parecer golpe;
  • Esteja sempre atento se o seu endereço de e-mail está correto, este é o canal que o banco usa para se comunicar;
  • Nunca passe senha de acesso para ninguém.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com