SCORE negativado? Veja como consultar o seu saldo e de outras pessoas

O Score de crédito da Serasa é uma das informações mais importantes de um consumidor. Através desta pontuação é possível saber se aquela pessoa é ou não uma boa pagadora. Sendo assim, saiba como consultar o seu score e também o de outras pessoas.

SCORE negativado? Veja como consultar o seu saldo e de outras pessoas
SCORE negativado? Veja como consultar o seu saldo e de outras pessoas (Imagem: FDR)

O score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e que é pesquisada pelos birôs de crédito para comunicar as empresas a respeito do nível de confiança de um determinado consumidor. Esta informação é usada para concessão de empréstimos e demais formas de crédito.

Como faço para consultar meu score?

Para saber como está sua pontuação é bem simples. Os passos são os seguintes:

  • Entre no site ou utilize o aplicativo da Serasa em seu celular 
  • Se ainda não tiver cadastro, insira seus dados CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e crie uma senha pessoal de acesso
  • Entre no sistema e confira sua pontuação e classificação. É possível conferir ainda quais fatores estão influenciando sua pontuação.
  • Agora caso você precise conferir o score de outra pessoa em decorrência de razões específicas, utilize o serviço “Você Consulta”.

Vale destacar que este é um serviço pago e que fornece informações muito importantes como: 

  • Pendências comerciais e anotações negativas;
  • Ações judiciais;
  • Participações em falências;
  • Protestos;
  • Cheques sem fundos;
  • Dados cadastrais e situação na Receita Federal

O serviço custa R$35 e pode ser útil para consumidores e prestadores de serviço. Com estas informações é possível saber com quem está lidando.

Para conferir o score de outra pessoa através deste serviço é preciso ter o CPF da pessoa. Vale destacar que é preciso ter um motivo legítimo para este tipo de consulta.

O score é baseado em um cálculo estatístico que considera várias informações disponíveis no histórico de crédito de uma pessoa. Esses dados são obtidas a partir de fontes como bancos, instituições financeiras, comércios, telefonia, e outros. Esta informação é usada para concessão de empréstimos e demais formas de crédito.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.