Score Serasa baixo? Veja como AUMENTAR sua avaliação

Um Score Serasa baixo pode te trazer dificuldades na hora de pedir um financiamento, solicitar um cartão de crédito, entre outras situações em que acontece análise de crédito. Alguns fatores afetam a sua pontuação; veja quais são elas e como melhorá-la.

ATENÇÃO! Sua senha bancária está com os dias CONTADOS;
ATENÇÃO! Sua senha bancária está com os dias CONTADOS;
(Imagem FDR)

É bastante comum os brasileiros se perguntarem por que não conseguiram aprovação para um cartão de crédito ou para um empréstimo. O score Serasa baixo é um dos principais fatores que levam as empresas a essas negativas. Isso porque, a pontuação aponta quão confiável é aquele consumidor.

Como é a pontuação do Serasa

Antes de te ajudar a melhorar a sua pontuação, é importante que você entenda o que ela significa. Veja abaixo as informações divulgadas pelo próprio Serasa:

  • 0 a 300 – Muito baixo – Grande probabilidade de inadimplência
  • 301 a 500 – Baixo – Considerável probabilidade de inadimplência
  • 501 a 700 – Bom – Baixa probabilidade de inadimplência
  • 701 a 1000 – Excelente – Muito baixa probabilidade de inadimplência.

Como melhorar meu Score Serasa baixo?

Agora que você já entende o que essa pontuação representa, provavelmente vai querer ainda mais que ela melhore, não é mesmo?

Vamos lá, para melhorar a sua pontuação é importante entender o que faz com que ela seja baixa, a partir disso, basta melhorar os pontos necessários.

Veja abaixo o que pode estar fazendo com que você tenha uma baixa pontuação:

Pagamentos em atraso

Segundo o próprio Serasa, o compromisso com crédito representa 55% do cálculo do score.

Na hora de elaborar a sua pontuação são levados em consideração o pagamento do cartão de crédito; empréstimos; planos telefônicos ou até mesmo o parcelamento em lojas.

Ou seja, é importante pagar as suas contas antes do vencimento, isso vai mostrar o seu compromisso e confiabilidade. Após fazer o pagamento de uma dívida, a tendência é que o seu score melhore, mas, talvez isso não aconteça.

Pouco histórico de pagamento

Sim, a idade pode influenciar no seu score, afinal, quanto mais novo você for, menor histórico de pagamento terá.

Nesse caso, isso não é um problema, o seu score poderá ser construído e melhorado assim que você fizer compras em seu nome, começar a utilizar cartão de crédito, entre outros pontos.

Muitas solicitações de crédito

O ideal é não fazer muitas simulações de empréstimo ou solicitar novos cartões de crédito em um curso espaço de tempo. Segundo o Serasa esse quesito representa 6% do seu score.

Parece estranho esse ponto, mas, o sistema vai entender que aquela pessoa precisa de dinheiro com urgência o que vai representar dificuldades para fazer os pagamentos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.