Saque da aposentadoria integral do INSS ganha novas regras. Saiba quem tem direito

Os segurados da Previdência Social devem se atentar às novidades no que compete ao saque da aposentadoria integral do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Nas últimas semanas, a modalidade ganhou novos critérios que regem a liberação dos pagamentos. 

Saque da aposentadoria integral do INSS ganha novas regras. Saiba quem tem direito
Saque da aposentadoria integral do INSS ganha novas regras. Saiba quem tem direito. (Imagem: FDR)

Com a promulgação da Reforma da Previdência em novembro de 2019, não só a aposentadoria integral do INSS, como vários outros benefícios previdenciários, foram submetidos a uma série de novas regras que confundiram a cabeça dos trabalhadores dos setores público e privado. 

A aposentadoria integral do INSS tem como objetivo de muitos segurados que almejam um benefício sólido ao se aposentar, o equivalente a receber 100% do seu Salário de Benefício (SB).

Após as mudanças previdenciárias, o cálculo para aposentadoria integral do INSS leva em consideração a média de todos os salários desde 1994. Vale ressaltar que este modelo de aposentadoria não é um benefício em si, mas sim o valor que o segurado receberá.

Portanto, alcançar a aposentadoria integral do INSS proporciona um benefício substancial, embora seja fundamental lembrar que se os valores das contribuições foram baixos ao longo da vida, o benefício também será proporcionalmente menor.

VAI SE APOSENTAR? CONHEÇA TODOS OS TIPOS DE APOSENTADORIAS PAGAS PELO INSS E SUAS DIFERENÇAS

Como receber a aposentadoria integral do INSS em 2023?

Após a Reforma da Previdência, o valor da aposentadoria por idade é equivalente a 60% da média dos salários de contribuição a partir de julho de 1994 com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição acima de:

Portanto, ao se aposentar com 15 anos de contribuição, será possível receber apenas 60% da média dos seus salários de contribuição. E não uma aposentadoria por idade integral.

Para receber uma aposentadoria por idade integral, o homem vai precisar completar pelo menos 40 anos de contribuição, e a mulher pelo menos 35 anos de contribuição.

Um homem com pelo menos 65 anos de idade e 40 anos de contribuição e uma mulher com pelo menos 62 anos de idade e 35 anos de contribuição podem se aposentar por idade e receber 100% da média dos seus salários de contribuição (60% + 40%).

Agora, para se aposentar por tempo de contribuição pela regra de transição do pedágio de 100%, você precisa cumprir os seguintes requisitos:

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile