Pagamento do BPC será antecipado em setembro com um NOVO calendário

O governo federal anunciou no último domingo (10) a decisão emergencial de antecipação do pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada). A ideia, de acordo com o poder público, é permitir que neste mês os idosos e pessoas com deficiência possam receber seu benefício o quanto antes.

Pagamento do BPC será antecipado em setembro com um NOVO calendário
Pagamento do BPC será antecipado em setembro com um NOVO calendário (Imagem: FDR)

O pagamento do BPC é repassado para idosos com mais de 65 anos, e pessoas com deficiência, desde que tenham renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa. E ainda, estejam inscritas no Cadastro Único e consigam provar situação de vulnerabilidade social e incapacidade física ou mental permanente.

Embora seja repassado pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) não é exigida nenhuma contribuição previdenciária. O grande objetivo do BPC é oferecer assistencial social para pessoas pobres que precisam lidar com os custos de vida e não têm condições financeiras para se manter. 

A análise da solicitação de pagamento do BPC é feita pelo INSS, bem como o depósito do benefício no valor de 1 salário mínimo todos os meses. Em setembro o governo federal permitiu que os contemplados possam antecipar o benefício, ou optar por recebê-lo de forma unificada no dia 25 deste mês.

Essas opções foram dadas aos moradores de 79 cidades do estado do Rio Grande do Sul que decretaram situação de calamidade pública. Desde a última segunda-feira (4) os brasileiros que vivem no sul do país têm enfrentando um momento crítico após a passagem do ciclone extratropical e as fortes chuvas. 

Como será antecipação do pagamento do BPC em setembro?

Diante da situação que o Rio Grande do Sul enfrenta, com mais de 11 mil desabrigados e 100 mil pessoas diretamente atingidas, o governo federal decidiu repassar R$ 748 milhões ao estado. Entre as ações anunciadas está o adiantamento do pagamento do BPC.

O cidadão que recebe o benefício pelo INSS pode optar por duas formas de receber o salário antes da data prevista. São elas:

Antecipação como empréstimo

Esta é uma alternativa opcional, ou seja, o cidadão não precisa fazer caso não queira. Funciona como um empréstimo, um benefício pago de forma extra no mês. 

  • Liberada uma antecipação por decreto de calamidade;
  • Procure a agência bancária que recebe o benefício e assine o “Termo de Opção” para receber uma renda mensal extra no valor do benefício;
  • O banco efetuará o pagamento de imediato, ou terá um prazo de até cinco dias úteis para liberação do crédito, quando a opção for feita junto ao correspondente bancário;
  • Após três meses o governo vai descontar o benefício pago de forma extra de volta, podendo ser dividido em até 36 parcelas fixas mensais (R$ 36,66 por mês), sem juros ou encargos.

Calendário unificado

Válido para todos os moradores dos 79 municípios do Rio Grande do Sul que decretaram situação de calamidade pública.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]