Em nota oficial, novas consultas dentro do Imposto de Renda (IR) 2023 foram autorizadas pela Receita Federal. Esta nova liberação é voltada ao pagamento referente ao quinto lote da restituição do IR. Caso você ainda não tenha recebido o valor em conta, saiba onde e quando pode consultar.
A Receita Federal autorizou que, a partir do próximo dia 22/09, os cidadãos possam consultar se estão aptos ao recebimento do quinto lote da restituição do Imposto de Renda. O contribuinte deve se informar sobre a possibilidade de pagamento no site oficial da Receita. Para ter acesso ao site, clique aqui.
A consulta serve para que o cidadão saiba se será contemplado no próximo dia 29/09. Nesta data, a Receita Federal irá realizar o pagamento do quinto e último lote da restituição. Portanto, caso você não receba o valor neste último lote, você não vai receber este benefício em 2023.
A restituição do Imposto de Renda está sendo efetuada aos brasileiros que entregaram a declaração em tempo limite. Este ano, o prazo de entrega foi no dia 31/05. Nesta mesma data, a restituição começou a ser paga aos contribuintes prioritários. Após este grupo, o pagamento segue uma ordem aleatória.
Portanto, entregando a sua declaração antes da data escolhida pela Receita Federal, você pode receber o benefício em qualquer um dos quatro lotes seguintes. Este ano, o pagamento já contemplou quase 20 milhões de brasileiros. Eles tiveram o valor depositado em sua conta bancária de preferência.
Passo a passo da consulta aos lotes da restituição
A consulta da restituição do imposto é um processo 100% online, e pode ser feito pelo portal e-CAC seguindo estes passos:
- Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”;
- Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
- Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
- Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
O procedimento também pode ser feito pelo portal do Imposto de Renda da seguinte forma:
- Acesse o site Meu Imposto de Renda;
- Na lista de serviços, clique em “Consultar a Restituição”.
Novidades sobre o Imposto de Renda em 2024
O governo federal já anunciou medidas sobre o Imposto de Renda em 2024. A partir de 01 de janeiro do ano que vem, a faixa de isenção do IR será ampliada. As pessoas que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.640) não serão obrigadas à realizar a declaração. Com isto, o valor da arrecadação deve ser reduzida.
Para nivelar esta perda financeira com a nova faixa de isenção, o governo federal possui um plano. A meta é iniciar a taxação sobre os “super-ricos” no país. Com isto, o governo Lula planeja beneficiar as pessoas mais pobres e cobrar mais desta pequena parcela de brasileiros que possui ganhos milionários por ano.