Quando sai o 5º lote de RESTITUIÇÃO do imposto de renda? Veja o calendário de pagamento

A restituição traz o interesse de milhões de brasileiros. Anualmente, o seu pagamento segue um calendário divulgado pela Receita Federal. Portanto, se você busca saber quando sai o 5º lote da restituição do Imposto de Renda, confira o texto abaixo.

Liberado! Contribuintes podem consultar direito ao 4º lote da restituição do IR
Quando sai o 5º lote de RESTITUIÇÃO do imposto de renda? Veja o calendário de pagamento (Imagem FDR)

O 5º e último lote da restituição do Imposto de Renda já possui data marcada. O pagamento será realizado no próximo dia 29/09. Porém, para os cidadãos que ainda não receberam, a consulta tem início uma semana antes, no dia 22/09. Para ter acesso à consulta do Receita Federal, pode ser feito clicando aqui.

Até o momento, dezenas de milhões de brasileiros já foram contemplados com o pagamento deste benefício. A partir do 2º lote, a ordem de pagamentos é aleatória e não segue um padrão. Isto só acontece no 1º lote, quando o grupo de pessoas prioritárias tem a sua restituição paga na data limite de entrega do IR.

São elas pessoas idosas, pessoas com deficiência e trabalhadores cujo o magistério é a maior fonte de renda. Este ano, duas novas classes foram adicionadas. Foram elas as pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida e aqueles que optaram por receber a restituição via chave PIX (CPF).

Portanto, esta será a última chance de receber o pagamento da Receita Federal. Após o dia 29/09, este benefício só será cedido novamente após a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2024. Abaixo, você terá mais informações sobre as mudanças que serão aplicadas ao Imposto de Renda no ano que vem.

Restituição sofre mudanças em 2024? Confira isto abaixo

Até o momento, a restituição do Imposto de Renda não terá alterações a partir do ano que vem. Entretanto, já existem medidas confirmadas que envolvem a declaração. Agora, as pessoas que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.640) não terão a obrigação de realizar e entregar a declaração do Imposto de Renda.

Esta novidade vem em conjunto com uma série de mudanças. Por exemplo, com a meta do governo de taxar os “super ricos” no país. Taxando esta classe, os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos não precisarão ter a sua renda divulgada e analisada pela Receita Federal. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].