Saque extraordinário do FGTS chega ao fim mas há outras OPÇÕES ATRATIVAS; confira

O saque extraordinário do FGTS chegou ao fim. Porém, existem outras opções atrativas para o trabalhador. Portanto, caso você esteja interessado em sacar o valor em saldo no Fundo de Garantia, confira abaixo quais são as outras formas de fazer isto.

Novo FGTS vai tirar direito à multa de 40% sobre o fundo? Veja aqui!
Saque extraordinário do FGTS chega ao fim mas há outras OPÇÕES ATRATIVAS; confira (Montagem: FDR)

O FGTS é fundamental para os trabalhadores formais brasileiros. Porém, com o fim do saque extraordinário, muitas pessoas acabaram esquecendo que as outras modalidades seguem em vigor. Estamos falando do saque rescisão e do saque aniversário, que costumam ajudar bastante a população brasileira.

O saque rescisão é o modelo clássico de saque no FGTS. O intuito desta modalidade é prover renda aos trabalhadores que acabaram sendo demitidos sem justa causa. Com esta demissão, o cidadão recebe um requerimento para que possa realizar o saque parcial da sua conta no FGTS.

Já a outra modalidade em vigor é a do saque aniversário. Esta habilita o cidadão à realizar o saque parcial da sua conta no mês do seu nascimento. Ou seja, não é preciso que haja uma demissão para ter acesso ao valor. Você poderá ter este suporte do FGTS de forma anual. Porém, existe um ponto essencial sobre isto.

Para que o cidadão volte ao saque rescisão após optar pelo saque aniversário, é preciso aguardar um período de 24 meses (dois anos). Muitos trabalhadores não sabem deste ponto e acabam sendo prejudicados pelo programa. Confira mais detalhes sobre outras modalidades de saque que acabam sendo esquecidas.

FGTS: variedade imensa de oportunidades

No momento em que o trabalhador consegue se aposentar, ele tem direito ao saque aposentadoria. Diferente dos demais, este saque pode ser referente ao valor total da conta. Ou seja, o cidadão tem o direito de zerar a sua conta no fim da sua carreira profissional. Esta é uma das vantagens de trabalhar formalmente.

Outro ponto envolve o Minha Casa Minha Vida. Agora, com novas implementações feitas ao programa, o trabalhador pode usar o seu saldo em conta do FGTS para quitar as suas dívidas. Isto é, você pode realizar o sonho de ter uma casa própria com a ajuda do seu próprio dinheiro.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].