DICAS! Saiba como conseguir melhores possibilidades financeiras com o Serasa Score

Você sabe o que significa Serasa Score? Ele é uma espécie de termômetro que utiliza vários critérios para determinar se um consumidor é um bom ou mau pagador e se pode ter acesso ao crédito. Entenda como ele pode te ajudar a obter melhores possibilidades financeiras.

DICAS! Saiba como conseguir melhores possibilidades financeiras com o Serasa Score
DICAS! Saiba como conseguir melhores possibilidades financeiras com o Serasa Score (Imagem FDR)

O score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e serve para comunicar as empresas a respeito do nível de confiança de um determinado consumidor. Esta informação é usada para concessão de empréstimos e demais formas de crédito.

Entenda mais sobre o score de crédito 

O Score de Crédito da Serasa está ligado de várias formas ao cartão de crédito, por exemplo. Isto porque, ao pedir um cartão de crédito a uma instituição financeira, ou um aumento de limite, o Score Serasa normalmente é um dos critérios analisados para a liberação ou não.

Outro dado importante que é bastante consultado é o histórico de pagamento do cartão de crédito que o consumidor já usa.

As instituições financeiras e empresas se baseiam no Serasa Score como uma referência para liberar crédito, a aprovação de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e demais modalidades.

Como melhorar meu Score

Para começar, faça uma consulta no site da Serasa para conferir como está seu score de crédito. Isto é importante para saber se ele está bom ou se pode melhorar.

Muitas pessoas ficam com o nome sujo ou com o score baixo após serem vítimas de golpes financeiros. Por conta disso, é importante que você acompanhe de perto a sua pontuação,

Depois disso, organize seu orçamento para saber o quanto está devendo e o quanto pode gastar. Isto te ajuda a não se endividar e prejudicar sua pontuação.

Deixar as contas em dia é um dos pontos mais importantes para manter seu score alto. Manter contas de consumo básicas em seu nome como luz e energia e sempre pagá-las em dia também é uma dica importante.

Ter um nome com restrição é o fator que mais contribui para reduzir sua pontuação de crédito. Sendo assim, para que seu score suba é essencial procurar alternativas para negociar suas dívidas e retirar o nome da lista de negativados dos órgãos de proteção ao crédito.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.