Documentação exigida no Bolsa Família de setembro já pode ser consultada

As mudanças no Bolsa Família anunciadas pelo Governo Federal trouxeram várias dúvidas para quem deseja fazer parte do programa. Entre as exigências para o cadastro estão uma série de documentos. Neste mês de setembro, a lista do que é preciso já foi disponibilizada pelo Governo Federal.

Documentação exigida no Bolsa Família de setembro já pode ser consultada
Documentação exigida no Bolsa Família de setembro já pode ser consultada. (Imagem: FDR)

Nos últimos meses, o programa voltou a exigir requisitos que não estavam sendo solicitados nos últimos anos. Dessa forma, é preciso que os futuros beneficiários estejam atentos a documentação que será apresentada.

Como posso me cadastrar no Bolsa Família?

O ideal é que o solicitante já separe todo o material antes de comparecer a uma unidade que realiza o Cadastro Único (CadÚnico). Apesar de variar de acordo com a cidade onde o pedido de inclusão é feito, os Centros de Referência Assistencial (CRAS) costumam ser os principais locais onde o cadastro pode ser realizado. Em alguns municípios, as prefeituras são as responsáveis por abrir o requerimento.

Nos locais, as famílias precisam responder alguns questionários sobre a saúde de todos os integrantes, educação e condição financeira familiar. Para as famílias com crianças, é preciso apresentar o calendário de vacinação infantil. Além disso, as gestantes devem comparecer às avaliações pré-natais.

Para facilitar o atendimento, o Governo Federal abriu a possibilidade de que as famílias realizem um pré-cadastro online do CadÚnico. A etapa não é obrigatória, no entanto, agiliza o atendimento presencial.

Após preencher o questionário que está disponível no aplicativo digital Cadastro Único, algum representante da nova família pré-cadastrada precisa comparecer até um posto de atendimento. É preciso que os futuros beneficiários fiquem atentos ao intervalo durante as ações já que o Governo Federal estipulou um prazo máximo de 8 meses entre as etapas.

Quais são os documentos necessários para se cadastrar no Bolsa Família?

Ao chegar no ponto de atendimento, os seguintes documentos serão solicitados ao representante familiar para concluir o pedido de inclusão no benefício:

  • Documento com foto
  • CPF ou título eleitoral
  • Comprovante de residência

Para os demais membros da família será necessário apresentar esses documentos:

  • Documento com foto
  • CPF
  • RG
  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento
  • Carteira de trabalho

Caso o pedido seja aprovado, o Governo Federal informará à família por meio de uma carta oficial, que será enviada no endereço cadastrado. Para consultar o andamento do pedido, o beneficiário também pode entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do número 111.

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Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.