O salário mínimo é fundamental para o trabalhador formal do país. Ele serve como base de negociação para diversas áreas, inclusive federais. Então, veja agora quais serão os benefícios sociais que também sofrerão alteração em 2024 com o aumento registrado no salário mínimo.
Recentemente, a ministra do planejamento, Simone Tebet (MDB), confirmou o novo valor do salário mínimo em 2024. O novo piso salarial será de R$ 1.421 e o povo brasileiro já está comemorando. Isto porque além da nova margem de negociação, a população também será beneficiada em outras esferas.
Uma das grandes metas deste novo mandato do governo federal é ampliar o poder de compra do povo brasileiro. Esta ampliação vem sendo aplicada em diversas esferas do âmbito social. Inicialmente, o valor base do maior programa social em atividade no país, que é o Bolsa Família, foi ampliado para R$ 600.
Outras medidas como o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda também serão aplicadas a partir de 2024. Mas o reajuste do salário mínimo representa um grande aumento para milhões de trabalhadores e até mesmo beneficiários dos mais diversos programas sociais cedidos pelo governo.
Portanto, caso seja beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fique atento(a). O seu auxílio deve sofrer alterações a partir do ano que vem e você precisa ficar sabendo disto agora. Veja abaixo quais serão os benefícios que sofrerão reajustes financeiros com o aumento aplicado no salário mínimo:
Salário mínimo gera repercussões em diversas esferas; confira
Com o aumento do salário mínimo, o INSS estará ampliando alguns dos benefícios pagos à população. Entre eles, podemos citar o valor da sua aposentadoria. Caso você esteja apto ao recebimento do piso, o seu valor sofrerá alterações e vai aumentar a partir de janeiro do ano que vem, em 2024.
Além disto, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o seguro-desemprego e até mesmo o programa PIS/PASEP serão alvos de aumento no valor pago aos beneficiários. Esta foi a maneira escolhida para acolher ainda mais pessoas neste benefício pago pelo governo federal aos cidadãos brasileiros. Não perca tempo.