Aprovação da aposentadoria: veja dicas para ANTECIPAR o benefício

Sabia que é possível antecipar a aposentadoria? Isso mesmo, você pode ter o benefício antecipado. Mas, é importante ficar atento a alguns pontos e analisar se compensa ou não essa antecipação. Veja nossas dicas para fazer isso.

Aprovação da aposentadoria: veja dicas para ANTECIPAR o benefício
Aprovação da aposentadoria: veja dicas para ANTECIPAR o benefício (Imagem: FDR)

A aposentadoria é concedida pelo INSS aos trabalhadores que já tiveram determinado tempo de atuação profissional. Para ter direito a esse benefício é necessário, por exemplo, ter um tempo mínimo de contribuição e estar dentro da faixa etária. Mas, você pode fazer a antecipação.

Antes de decidir “descansar” do seu trabalho, é importante entender que, talvez, isso tenha um custo financeiro; além disso, poderá ser necessário a contratação de um profissional especializado nesse serviço.

Como antecipar a aposentadoria?

Você até pode pedir o benefício antes do prazo determinado, mas, precisa entender melhor de que forma isso é possível; veja abaixo:

Contribuição Voluntária

Esse modelo é voltado a quem não tem o tempo de contribuição ou a idade mínima para se aposentar, mas deseja adiantar o benefício.

A contribuição do INSS atualmente é de 7,5% sobre o valor do salário; quando você faz pagamentos superiores a esse percentual, poderá se aposentar mais cedo recebendo o piso salarial do Instituto Nacional do Seguro Social.

Para contratar esse modelo, entre em contato com a Agência do INSS mais próxima e busque mais informações.

Investimentos

Essa é uma opção para quem tem dinheiro guardado, mas, quer se aposentar de forma mais tranquila.

Basta pegar o valor e fazer investimentos de longo prazo, um exemplo disso é a previdência privada ou os fundos de investimentos.

Nessa opção, a vantagem é que, possivelmente, você vai se aposentar com um salário acima do piso.

Como pedir a minha aposentadoria?

E você deseja o tão merecido descanso, poderá solicitar o benefício ao INSS. O pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS (Android ou iOS), basta seguir os passos abaixo:

  • Entre no aplicativo;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite “aposentadoria por idade urbana” ou “aposentadoria por tempo”;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Você vai precisar ter em mãos o seu número de CPF; o procedimento acima está disponível apenas para aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade. Para informações sobre os procedimentos para a aposentadoria, ligue para 135.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.