Os motoristas do país precisam pagar alguns tributos como IPVA e licenciamento. Neste estado específico, o motorista que possui veículo com placa final de 3 a 5 precisará pagar o licenciamento agora em setembro.
De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), agora em setembro começa o prazo para pagamento do Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV-e) 2023 para carros com placas de final 3, 4 e 5. Todo motorista precisa ficar atento neste prazo.
Motoristas do Paraná terão gasto com licenciamento
Em 2023, o valor a ser pago é único para todos os veículos do estado. Os proprietários precisam pagar R$ 90,94.
Este documento é obrigatório para circulação do veículo e o pagamento pode ser efetuado através do PIX, nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos arrecadadores credenciados.
A orientação do Detran é que os motoristas não atrasem o pagamento. Isto evita que o veículo trafegue de maneira irregular, prática que pode gerar uma infração gravíssima.
O prazo de pagamento do licenciamento para os veículos vence no decorrer dos próximos meses, obedecendo o dígito final das placas.
Veículos de placa com final 1 e 2 tiveram o licenciamento com vencimento em agosto. Placas que terminam com 3, 4 e 5 vencem neste mês. Já as com final 6, 7 e 8 vencem em outubro, e 9 e 0 em novembro.
Como funciona o pagamento do IPVA para o motorista?
Todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. O imposto é de responsabilidade do Detran que estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.
É possível pagar o tributo tanto em cota única (à vista) ou parcelado. Geralmente é oferecido descontos especiais para quem opta pelo pagamento à vista.
Os estados organizam um calendário de pagamento para o IPVA 2023, que geralmente é organizado pelo número final da placa do veículo.
É válido destacar que este é um dos impostos mais importantes e que deve ser pago até o momento do licenciamento do veículo. O contribuinte que não pagar dentro das datas determinadas pelo Detran ficam sujeitas à multas e juros.