ALÍVIO! Conta de luz deixará de ser cobrada para milhares de brasileiros

A conta de luz é sem dúvidas uma das principais despesas dos brasileiros. No entanto, existem alguns grupos de pessoas que podem ficar livres deste gasto mensal. Saiba todos os detalhes.

ALÍVIO! Conta de luz deixará de ser cobrada para milhares de brasileiros
ALÍVIO! Conta de luz deixará de ser cobrada para milhares de brasileiros (Imagem: Montagem/FDR)

Estamos falando do benefício Tarifa Social. Através dele, alguns grupos de brasileiros recebem um bom desconto ou até mesmo a isenção no pagamento da conta de luz. 

Conta de luz: saiba tudo sobre a Tarifa Social 

Atualmente, cerca de 16 milhões de famílias já são beneficiadas com descontos na conta de luz. Já outros 10 milhões ainda não recebem o benefício por falhas no cadastro.

O programa concede descontos que variam entre 10% a 65%, segundo a faixa de consumo. Já as famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), recebem um desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês (quilowatts-hora por mês).

Quem pode se beneficiar 

Podem ser beneficiadas pela Tarifa Social:

Funcionamento 

Não é mais preciso solicitar este benefício, uma vez que ele é concedido de forma automática. No entanto, as famílias devem sempre atualizar as informações no CadÚnico.

O benefício garante algumas isenções de taxas. Entre essas taxas estão a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e a do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica).

Fota isso, são aplicados descontos cumulativos na conta de luz, de acordo com a quantidade de kWh consumidos no mês: 

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile