Como sacar o FGTS pelo aplicativo

Pontos-chave
  • O saque do FGTS pode ser feito online, evitando as agências da Caixa;
  • Para o saque digital basta acessar o aplicativo do banco;
  • Será preciso criar login no canal da Caixa.

Visando facilitar os trâmites de acesso ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), a Caixa Econômica tem dado ao trabalhador a opção de sacar o FGTS pelo aplicativo. Dessa forma ele não precisa ir até a agência bancária, e consegue transferir o saldo para a conta corrente da sua preferência.

Como sacar o FGTS pelo aplicativo
Como sacar o FGTS pelo aplicativo (Imagem: FDR)

Para sacar o FGTS pelo aplicativo o trabalhador terá que anexar alguns documentos de reconhecimento pessoal, dependendo da modalidade de saque escolhida.

O que é o FGTS, qual sua finalidade e quem tem direito?

O FGTS é uma conta criada com o objetivo de oferecer garantia financeira para os trabalhadores com carteira de trabalho assinada. Esta conta é alimentada com o depósito mensal feito pelo próprio empregador, a quantia é equivalente a 8% do salário bruto pago ao funcionário. Mas não há desconto nessa quantia, apenas o uso como referência.

A conta é administrada pela Caixa Econômica e o cidadão pode sacar o FGTS em situações de emergência, como na demissão sem justa causa ou devido a doença grave. Para conseguir o resgate da quantia é preciso solicitar a liberação junto ao banco.

Como sacar o FGTS pelo aplicativo?

A forma mais fácil de sacar o FGST é usando o aplicativo. Basta ter login no portal da Caixa e escolher qual tipo de saque deseja fazer. Será preciso também cadastrar uma conta bancária para que a transferência seja feita no máximo em 5 dias úteis, após a resposta dada pela Caixa.

Quem tem direito ao saque do FGTS?

Têm direito de ter uma conta do FGTS aberta em seu nome trabalhadores como:

Para eles há pelo menos 14 opções de saques do FGTS liberados em situações diferentes.

FGTS 2023: QUEM TEM DIREITO, CALENDÁRIO DE SAQUE, DOCUMENTOS E COMO CALCULAR RESCISÃO

O que é o saque-rescisão e o saque-aniversário?

As duas opções mais comuns para sacar o FGTS são o saque-rescisão e o saque-aniversário. Estas alternativas, porém, são controversas, isso significa que o trabalhador precisa escolher apenas uma dessas alternativas para colocar como padrão no recebimento do seu Fundo de Garantia. 

Para os dois casos a demissão sem justa causa dá direito a multa rescisória no valor de 40% de tudo o que o empregador depositou na conta do FGTS. Quem opta pelo saque-aniversário também pode solicitar o dinheiro para outras situações, como doença grave ou na compra da casa própria.

Como funciona o saque digital do FGTS?

Para poupar o tempo do trabalhador, a Caixa Econômica incentiva o saque digital do FGTS. Nesta versão o cidadão consegue transferir para a sua conta corrente pessoal a quantia que tem direito ao sacar o FGTS, sem que para isso precise ir até uma agência do banco.

O saque presencial continua disponível e exige a apresentação da carteira de trabalho. Para quem optar pela versão online basta:

Para anexar documentos basta tirar foto do RG, CPF, comprovante de endereço, carteira de trabalho e o que mais for solicitado.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile