A Serasa decidiu aplicar mudanças em seu Score de Crédito, pontuação dada para cada consumidor brasileiro. Com isso, novidades importantes estão chegando. Confira os detalhes.
O Score é um indicador que pode ser utilizado em diversas questões, mas, em grande parte dos casos, ele é conferido no momento que desejamos pegar um empréstimo, pedir um cartão de crédito, um financiamento, entre outras coisas.
Novidades para o Serasa Score
A Serasa lançou um sistema novo para fazer o cálculo da pontuação do score de crédito dos brasileiros. Batizado de Score Versão 3.0 o novo sistema vai considerar informações bancárias do consumidor.
Vão começar a ser considerados informações como extrato da conta, salário, renda, o histórico, limite do cartão de crédito, e demais serviços.
A partir desta atualização, o consumidor poderá conectar as suas informações bancárias para calcular o seu score de forma mais personalizada e precisa.
Serão avaliadas diversas informações sobre o consumidor e com isso, a Serasa projeta que dará para oferecer uma pontuação de crédito mais realista para cada consumidor.
O score engloba aspectos da vida financeira como:
- Registros de contas correntes;
- Rendimentos;
- Demais fontes de ganho;
- Financiamentos;
- Históricos de cartões de crédito;
- Detalhes ligados à conta da Serasa, ajudando a aprimorar a precisão do score.
Segundo a empresa, o Score Versão 3.0 reflete de forma mais exata todas as transações financeiras e investimentos de cada consumidor.
A novidade pode beneficiar, em especial, pessoas que tem pouca trajetória financeira ou de crédito. No entanto, o valor do score pode se alterar com passar do tempo, mesmo após a conexão bancária ter sido efetuada.
A conexão bancária será disponibilizada ainda este mês no site da Serasa. Esta atualização é gratuita e será liberada por enquanto para o Nubank, Santander, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob e Bradesco.
Mais detalhes sobre o Score
Seu score de credito pode ser consultado gratuitamente nos sites e aplicativos dos birôs de crédito como Serasa, SPC, Boa Vista e Quod.
Além da pontuação, informações mais detalhadas sobre as variações da pontuação e também dicas do que fazer para seu número ou comportamentos que devem ser evitados podem ser conferidos pelo cidadão.
A pontuação vai de 0 a 1.000sendo:
- Pontuação extremamente baixa: 0-300 pontos: risco elevado de inadimplência;
- Pontuação baixa: 301-500 pontos: risco moderado de inadimplência;
- Pontuação boa: 501-700 pontos: risco baixo de inadimplência;
- Pontuação excelente: 701-1000 pontos: risco extremamente baixo de inadimplência.