Serasa muda a pontuação de score AFETANDO a aprovação de serviços bancários

A Serasa, birô de crédito responsável por indicar o quão bom pagador cada indivíduo é, mudou a sua metodologia de cálculo. Em agosto foi oficialmente lançada a versão 3.0 do score de crédito. O score é a pontuação que indica o quanto cada pessoa paga suas dívidas, e quais as chances de mantê-las em dia.

Serasa muda a pontuação de score AFETANDO a aprovação de serviços bancários
Serasa muda a pontuação de score AFETANDO a aprovação de serviços bancários (Imagem FDR)

É mais comum do que se imagina o interesse por aumentar a pontuação do score. Mas afinal de contas, o que isso significa na prática?. A Serasa criou uma régua que vai de 0 a 1 mil em que quanto mais dívidas pagas em dia, menos débitos em atraso, e maior a movimentação financeira, melhor é a qualidade daquele consumidor. 

Quanto há muitas contas em atraso e débitos que negativaram o CPF do consumidor, sua pontuação vai caindo. As empresas de crédito, financeiras e bancos, usam destes pontos para definir se devem vender produtos e serviços a prazo para o consumidor. Quanto menor o score menos chances de conseguir adquirir estes produtos. 

Com o lançamento da versão 3.0 da pontuação de score, a Serasa pretende tornar essa análise de crédito mais completa. A grande mudança é que o próprio consumidor poderá cadastrar informações financeiras no banco de dados da Serasa, para que consiga aumentar seus pontos e tornar a avaliação mais verdadeira.

Novo modelo de pontos de score na Serasa

Para facilitar o cálculo de score de cada consumidor, a empresa passa a permitir que os cidadãos cadastrem seus dados bancários para avaliação. Isso significa incluir nas informações que a empresa tem acesso dados como:

A grande mudança do modelo é que o consumidor pode contribuir de forma direta para a avaliação a partir das informações de crédito, porque vai refletir melhor o histórico e situação financeira”, disse Wesley Brandão, especialista da Serasa á CNN.

A mudança para a versão 3.0 do score não é obrigatória, apenas quem desejar pode migrar para esta nova metodologia. Os interessados devem acessar o site da Serasa, fazer login e procurar pelo cadastramento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile