Score 3.0: Veja se é SEGURO fornecer suas senhas bancárias para a SERASA

O Score 3.0, novo serviço da Serasa, já está disponível para os brasileiros. Através dela é possível aumentar o seu score com a inserção de novas informações. Com ele o consumidor participa ativamente da construção de sua pontuação. Mas, será que esse sistema é realmente seguro? Confira!

Score 3.0: Veja se é SEGURO fornecer suas senhas bancárias para a SERASA
Score 3.0: Veja se é SEGURO fornecer suas senhas bancárias para a SERASA (Imagem: FDR)

Nesse mês de agosto a Serasa lançou o seu Score 3.0, novo sistema onde os brasileiros participam ativamente da construção da sua pontuação. A primeira vista isso é bastante interessante, mas, para essa participação é necessário compartilhar informações privadas.

Essa novidade possibilita que as empresas façam uma melhor avaliação na hora de conceder o crédito, afirma a Serasa.

O Score 3.0 da Serasa é seguro?

No Score 3.0, você compartilha as suas senhas bancárias com a Serasa, elas são acrescentadas as demais informações presentes no sistema e utilizadas para análise de crédito.

“A conexão bancária, principal mudança da nova versão, permite uma análise mais real e assertiva de todas as transações financeiras, como o saldo disponível, os investimentos do correntista e seu histórico de cheque especial. São informações valiosas, principalmente para pessoas com pouco histórico de crédito ou financeiro, que podem contribuir de forma significativa e ser um grande alavancador no resultado da pontuação”, informa a Serasa.

Antes de tudo você precisa se certificar que está de fato transmitindo as suas informações para a Serasa.

Dito isso, não há como garantir total segurança ao sistema, afinal, ele é novo. O que se sabe é que a Serasa é uma empresa séria que trata com cuidado os dados dos brasileiros. No entanto, não há como garantir que o sistema jamais sofrerá ataques de hackers que vazarão as informações cadastradas.

“Levamos em conta todos os padrões mais rígidos de segurança internacional”, afirma a gerente do Serasa Score, Amanda Castro.

Inclusive, caso isso aconteça, se o cliente conseguir comprovar que a empresa não tratou seus dados com o cuidado necessário; ele poderá pedir uma indenização por danos materiais e morais.

De acordo com a lei, a empresa precisa que o consumidor permita o compartilhamento de seus dados.

Ou seja, não precisa se preocupar, se você não quiser utilizar esse serviço.

Outro ponto importante é que, a senha bancária não dá a empresa a possibilidade de realizar transações, ela serve apenas para a realização de consultas.

É importante que vocÊ saiba que o compartilhamento das informações não garante que o seu Score vai aumentar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.