MEI deve reunir uma lista de dados para EMISSÃO da NF no novo sistema

O Microempreendedor Individual (MEI) conhece bem a necessidade de emitir a sua nota fiscal mensalmente. Porém, não são todos que já estão sabendo desta nova OBRIGATORIEDADE vinda do governo federal. Confira abaixo a nova forma de emitir a sua nota fiscal.

MEI deve reunir uma lista de dados para EMISSÃO da NF no novo sistema (Imagem: FDR)

O MEI agora terá uma nova mecânica para emitir suas notas fiscais. Antes, as notas eram emitidas em plataformas municipais. Agora, para maior regulamentação desta classe, o governo federal lançou um programa para a emissão de notas fiscais em um padrão nacional que será obrigatório.

Para os trabalhadores formais, a comprovação de renda nunca foi um problema para o governo federal. Tendo estes funcionários seguindo o regime CLT e com sua carteira de trabalho assinada, o governo consegue saber exatamente quanto aquele cidadão recebeu ou deixou de receber por seu serviço prestado.

No caso dos trabalhadores informais, como é o caso do MEI, o governo sempre na dedução, sem saber exatamente quanto isto movimentava. Tendo em vista que o governo vem buscando regulamentar diversas classes, o Microempreendedor é uma das classes que vem recebendo mais atenção e formas de atuar legais.

Portanto, com o objetivo de conseguir nichar melhor o que vem sido feito com este público, o governo federal lançou este novo programa para que consiga acompanhar de perto o que vem sendo produzido financeiramente pelos trabalhadores informais. Veja mais informações sobre como acessar.

MEI: novas formas de emissão da nota fiscal

Para emitir a sua nota fiscal e ter acesso aos ganhos do seu trabalho, é muito simples. O governo federal disponibilizou duas novas opções para que o cidadão opte. Primeiramente, é possível fazer via navegador de internet. Basta você acessar clicando aqui e terá a disponibilidade de preencher os seus dados.

Caso prefira, também existe a possibilidade de realizar a emissão da sua nota fiscal via aplicativo. Este aplicativo pode ser baixado através da Play Store e também da App Store. O nome do aplicativo é NFS-e Mobile e as suas notas fiscais poderão, também, serem baixadas pela plataforma citada.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.