INSS atualiza o calendário convocando NOVOS aposentados nesta quinta-feira

Pelo menos 38 milhões de pessoas têm atualmente direito de receber algum benefício previdenciário. Entre aposentadorias, pensões e auxílios, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem feito a liberação dos salários desde 25 de agosto. E nesta quinta-feira (31) um novo grupo receberá o seu pagamento.

INSS atualiza o calendário convocando NOVOS aposentados nesta quinta-feira
INSS atualiza o calendário convocando NOVOS aposentados nesta quinta-feira (Imagem: FDR)

O pagamento do INSS é feito todos os meses para mais de 38 milhões de pessoas. Incluindo aposentadoria, pensões, auxílios temporários (ex.: auxílio doença e salário maternidade), e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Todos são repassados pela Previdência Social, uma vez por mês.

A quantia a ser recebida é de no mínimo 1 salário mínimo que representa o piso da Previdência, hoje em R$ 1.320. E vai subindo dependendo do quanto o trabalhador contribuiu, o cálculo vai considerar a média de salários e contribuições. Até chegar ao teto que em 2023 é de R$ 7.507,49. 

Para conferir o valor exato que vai receber neste mês de agosto, e em qual dia o benefício caí na sua conta, basta fazer a consulta no Meu INSS. A verificação deve acontecer na opção “Extratos”, procurando por “Extrato de pagamentos”. Onde serão informados todos os detalhes sobre a liberação deste mês.

É preciso, no entanto, ter a sequência numérica do seu benefício que vai servir como referência para acompanhar o calendário. A cada dia útil é contemplado um novo grupo com base no número final do benefício, aquele que antecede o hífen.

Calendário do INSS em agosto

Nesta quinta-feira (31), o INSS finaliza a primeira etapa do calendário de pagamentos. Nos primeiros dias de depósitos são beneficiados aqueles que têm rendimento de no máximo 1 salário mínimo por mês. A partir de sexta-feira (1) dá-se início a uma nova fase, quando quem ganha acima do piso será contemplado.

O calendário deste mês vai durar até o dia 8 de setembro, com exceção para o dia 7 de setembro que é feriado nacional e não há funcionando dos bancos. Por conta disso, não acontecem pagamentos.

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 25 de agosto
2 28 de agosto
3 29 de agosto
4 30 de agosto
5 31 de agosto
6 01 de setembro
7 04 de setembro
8 05 de setembro
9 06 de setembro
0 08 de setembro
Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 01 de setembro
2 e 7 04 de setembro
3 e 8 05 de setembro
4 e 9 06 de setembro
5 e 0 08 de setembro

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]