O que muda com o NFS-e nacional? Três pontos importantes do lançamento do governo

Para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual), não se fala em outra coisa que não seja a NFS-e nacional. Quer dizer, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica emitida no padrão nacional. Quem ainda não se preparou para a mudança deve correr, porque as alterações começam ainda nesta semana.

O que muda com o NFS-e nacional? Três pontos importantes do lançamento do governo
O que muda com o NFS-e nacional? Três pontos importantes do lançamento do governo (Imagem: FDR)

Embora a emissão de nota fiscal não seja uma obrigação para quem é MEI, o documento é importante para controle financeiro. Além de servir como uma prova do serviço prestado e validar o trabalho do micro empreendedor. Só existe obrigação quando o relacionamento for com outra pessoa jurídica, ou empresa pública. Independente do caso será preciso usar o canal da NFS-e nacional.

Este canal será totalmente administrado pela Receita Federal, e surge baseado na Resolução CGSN nº 169, de 27 de julho de 2022. A ideia é padronizar o documento que hoje segue as recomendações de cada prefeitura. Dessa forma, em todo país a nota passará a contar com as mesmas informações e layout.

Para quem ainda não havia se adaptado a ideia a recomendação é que se apresse. O portal do NFS-e nacional depende de login que pode ser feito com criação de usuário e senha, acesso usando o certificado digital ou a conta já criada no Gov.br. As mudanças começam a partir de setembro.

Três pontos importantes sobre o NFS-e nacional

Aqueles que continuam com dúvidas sobre como deve funcionar o NFS-e nacional vale a pena estar atento a três pontos importantes e que são decisivos nesta implementação.

Prazo para emitir a NF no site da prefeitura

  • Os micro empreendedores terão até 31 de agosto para emitir a NF usando o site da prefeitura do seu município;
  • A partir de 1º de setembro os documentos fiscais deverão ser preenchidos e gerados no NFS-e nacional.

O que muda com o NFS-e nacional

  • Agora, todas as notas fiscais emitidas pelo MEI em qualquer lugar do país terão o mesmo padrão;
  • As informações que deverão ser preenchidas continuam a mesma: data do serviço prestado, razão social e CNPJ ou CPF do tomador do serviço (quem contratou), descrição do serviço e valor;
  • Não será mais possível usar o site da prefeitura para emissão do documento.

Acesso ao emissor nacional da NFS-e

  • O empreendedor pode optar pelo acesso no site da NFS-e nacional; ou
  • Baixando e acessando o Aplicativo NFS-e Mobile.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com