Prazo de transferência do saldo pelo FGTS é determinado pela Caixa

A Caixa Econômica Federal que é o banco responsável por administrar os valores do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), anunciou uma importante decisão. Foi definido um prazo máximo para que seja preenchido e enviado um documento determinando como serão feitas as transferência do Fundo.

Prazo de transferência do saldo pelo FGTS é determinado pela Caixa
Prazo de transferência do saldo pelo FGTS é determinado pela Caixa (Imagem: FDR)

Embora seja um direito do trabalhador registrado, o FGTS tem diferentes funções no país hoje. Além de ser sacado principalmente na demissão sem justa causa, ele forma um montante de recursos que podem ser usados pelo poder público e por instituições financeiras. Tudo depende de justificativas.

Por isso, a Caixa determinou que até o dia 29 de setembro deste ano as instituições financeiras que incluem bancos e credoras, informem como desejam usar os recursos do Fundo em 2024. Para isso, foi publicado um decreto no Diário Oficial da União contendo em anexo um exemplo de documento e como ele deve ser preenchido.

Isso porque, tanto o governo como estas instituições têm direito de acessar o saldo do FGTS para investimentos públicos, como para saneamento. E no caso de investimentos privados, principalmente para garantia em financiamento imobiliário. Para é preciso estabelecer desde já quanto de recurso se pretende usar no próximo ano.

Este procedimento de descrição do uso de dinheiro é chamado de alocação do FGTS, e precisa ser encaminhado até 29 de setembro para avaliação do Conselho Curador. Depois da aprovação é que os recursos ficarão disponíveis.

Quais investimentos podem ser feitos com o FGTS?

Existem diferentes programas que podem contar com o investimento do FGTS, desde que haja aprovação da Caixa Econômica.

Área de Habitação

Área de Infraestrutura Urbana

Área de Saneamento Básico

Operações Diversas

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile