Golpe do robô do Pix não para de fazer vítimas; veja como se proteger

Dinheiro fácil pode ser um grande indicador de que algo está errado, o golpe do robô do Pix é um exemplo disso. Criminosos atraem as pessoas possuem algum valor a ser investido e desejam um retorno rápido. Entenda melhor!

Golpe do robô do Pix não para de fazer vítimas; veja como se proteger
Golpe do robô do Pix não para de fazer vítimas; veja como se proteger (Imagem FDR)

Provavelmente você já se deparou com algum anúncio de dinheiro rápido na internet. O golpe do robô do Pix é um dos mais praticados no país. O conceito é aparentemente simples, você investe uma pequena quantia através do Pix em troca pode ganhar uma bolada.

Só pelo conceito a gente já deveria suspeitar que se trata de um golpe, mas, infelizmente, muitas pessoas ainda caem.

Golpe do robô do Pix

Teoricamente, o valor enviado pela vítima seria investido em transações que renderiam altos resultados, mas, não é isso que realmente acontece.

“É importante compreender que investimentos legítimos e sólidos não prometem retornos surrealmente altos em um curto espaço de tempo. A prevenção desse tipo de golpe envolve a pesquisa cuidadosa de qualquer oportunidade de investimento, a verificação das informações do remetente e, acima de tudo, a desconfiança de ofertas que pareçam boas demais para ser verdade”, explicou Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, ao portal Terra.

Fique atento a alguns pontos e se previna desses golpes financeiros:

  • Confira os dados do destinatário quando for enviar um Pix, em caso de empresas, é importante que os dados sejam em nome do comércio e com o uso do CNPJ;
  • Desconfie das promoções boas demais, geralmente elas escondem golpes;
  • Não aceite aquelas conversas em grupo que incluem diversos desconhecidos no Instagram;
  • Recebeu uma proposta? Pesquise o telefone de contato ou os dados do Pix, podem existir denúncias registradas;
  • Não forneça seus dados pessoais para desconhecidos.

Se você viu um conhecido divulgando essa prática em seu perfil de uma rede social, entre em contato com ele imediatamente. Afinal, ele pode ser sido alvo de um golpe e ter os dados roubados para a oferta dessa suposta vantagem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.