Começa nesta sexta-feira (25) o calendário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) referente ao mês de agosto. Pelo menos 38 milhões de pessoas têm direito de receber algum benefício previdenciário neste mês, e poderão acessar seus pagamentos entre hoje o próximo dia 8 de setembro.
O calendário do INSS incluí todos os benefícios previdenciários, não há separação quanto a isso. Tanto quem recebe aposentadoria e pensão, como quem está tendo acesso a auxílio temporário como auxílio doença ou salário maternidade, usam o mesmo cronograma como referência. O mesmo vale para aqueles que têm direito ao auxílio social do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
A grande questão do cronograma é que ele foi dividido entre: quem ganha até um salário mínimo (piso do INSS), e quem ganha acima do salário mínimo até o teto. Na primeira semana de pagamentos são contemplados exclusivamente parte daqueles que recebem benefício equivalente ao piso. Na semana seguinte todos receberão juntos, dando início ao pagamento maior que o mínimo.
O calendário do INSS usa como referência para organização o número final do benefício, aquele que antecede o hífen. No caso dos pagamentos até 1 salário mínimo a cada dia útil um grupo é contemplado, nos pagamentos maiores são dois grupos recebendo por dia. Para acompanhar basta consultar o número do benefício e o valor recebido em aposentadoria, pensão ou auxílio.
Calendário do INSS de agosto
O calendário do INSS que começa em 25 de agosto termina em 8 de setembro, considerando que no dia 7 de setembro é feriado nacional e por isso não há pagamento. Para consultar o dia exato de saque basta acessar o App Meu INSS e na opção “Extratos” optar por “Extrato de pagamentos”.
Outra alternativa é verificar o calendário a seguir, esteja atento ao número do seu benefício, considerando aquele que antecede o hífen.
Pagamentos de até um salário mínimo:
26.268.018 pessoas recebem benefício equivalente ao piso, segundo o INSS.
- Final 1: 25 de agosto;
- Final 2: 28 de agosto;
- Final 3: 29 de agosto;
- Final 4: 30 de agosto;
- Final 5: 31 de agosto;
- Final 6: 1º de setembro;
- Final 7: 4 de setembro;
- Final 8: 5 de setembro;
- Final 9: 6 de setembro;
- Final 0: 8 de setembro.
Pagamentos acima de um salário mínimo:
12.095.236 pessoas recebem acima do piso, segundo o INSS.
- Finais 1 e 6: 1º de setembro;
- Finais 2 e 7: 4 de setembro;
- Finais 3 e 8: 5 de setembro;
- Finais 4 e 9: 6 de setembro;
- Finais 5 e 0: 8 de setembro.