Chaves Pix são vazadas e brasileiros ficam DESESPERADOS; confira o que diz o Banco Central

O Banco Central (BC) informou que diversos clientes de um banco específico tiveram suas chaves pix vazadas. Segundo o BC, as pessoas que tiveram seus dados cadastrais expostos serão notificadas. Saiba se você foi um dos atingidos pelo incidente.

Chaves Pix são vazadas e brasileiros ficam DESESPERADOS; confira o que diz o Banco Central
Chaves Pix são vazadas e brasileiros ficam DESESPERADOS; confira o que diz o Banco Central. (Imagem: FDR)

O Banco Central avisou, na terça-feira (22), sobre um novo episódio de vazamento de dados relativos a chaves Pix. Desta vez, o incidente de segurança ocorreu com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a responsabilidade da Phi Pagamentos.

Um total de 238 clientes da Phi Pagamentos foram atingidos devido à falhas pontuais em sistemas da instituição. Esse é o quinto caso de vazamento de dados no Pix identificado pelo BC. O último havia ocorrido entre julho e setembro de 2022.

O BC ressalta que os mecanismos de segurança e de monitoramento do Pix minimizaram a extensão dos dados cadastrais vazados, limitando a exposição a menos de 0,00004% das mais de 630 milhões de chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).

O que foi afetado após o vazamento das chaves pix?

A exposição, informou o BC, aconteceu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

O regulador do sistema financeiro ainda informou que já foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso. Além disso, serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Quais serão as medidas tomadas após o vazamento das chaves pix?

Segundo a autarquia, quem foi prejudicado pela falha na Phi Pagamentos será notificado. A comunicação será feita exclusivamente por meio do app ou internet banking da instituição.

Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar em nome do “compromisso com a transparência”.

Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, alerta o BC.