Mudanças no saque do FGTS são explicadas em DETALHES por agente do governo

O saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) poderá passar por algumas mudanças, segundo o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, que já manifestou o desejo de acabar com o saque-aniversário. No entanto, ele reconhece que essa alteração não será viável.

Mudanças no saque do FGTS são explicadas em DETALHES por agente do governo
Mudanças no saque do FGTS são explicadas em DETALHES por agente do governo. (Imagem: FDR)

Em entrevista à revista Veja, Marinho destacou que, mesmo não eliminando o saque do FGTS na modalidade de aniversário, ele planeja introduzir algumas modificações nas regras vigentes. Uma das propostas é impedir o saque do saldo em caso de demissão.

O ministro esclareceu que, apesar das demandas dos trabalhadores para abolir o saque do FGTS por aniversário, essa opção permanecerá, porém com ajustes. Para efetivar qualquer alteração, Marinho deverá encaminhar um projeto ao Congresso Nacional, submetendo as mudanças à discussão e aprovação parlamentar.

O projeto que Marinho pretende submeter ao Congresso Nacional tem como objetivo restabelecer o direito dos trabalhadores que optaram pelo saque do FGTS por aniversário, mas que, ao serem demitidos, ficam impossibilitados de retirar o saldo remanescente.

O ministro também sugeriu que a proibição do saque em caso de demissão para quem aderiu ao saque-aniversário pode ser questionada por sua constitucionalidade, uma vez que se trata de um patrimônio dos trabalhadores. Ele expressou descontentamento com a ideia de usar esse patrimônio para cobrar juros, considerando isso injusto e incompreensível.

Como funciona o saque do FGTS por aniversário?

Como o próprio nome indica, o saque-aniversário é promovido por meio de cronogramas mensais, contemplando os trabalhadores do respectivo mês de atuação. A modalidade foi criada pela Caixa Econômica no ano de 2020. 

Desde então, os trabalhadores formais têm a possibilidade de resgatar até 50% do saldo depositado nas contas ativas e inativas do FGTS uma vez ao ano. O valor exato do saque-aniversário irá depender da quantia que o cidadão tem poupada nas contas do Fundo de Garantia. 

Solicitação do saque do FGTS por aniversário

Quem tiver interesse em passar a se beneficiar do saque-aniversário do FGTS precisa:

  • Fazer o download do aplicativo do FGTS;
  • Fazer login com a conta vinculada à Caixa;
  • Selecionar a opção “Saque Aniveresário”.

Ao efetivar a escolha por este modelo de saque, é preciso permanecer vinculado a ele durante o período mínimo de 24 meses.

Calendário do saque do FGTS por aniversário 

Abaixo, confira o calendário do saque-aniversário do FGTS 2023:

  • Janeiro: de 02 de janeiro a 31 de março de 2023;
  • Fevereiro: de 01 de janeiro a 29 de abril de 2023;
  • Março: de 01 de março a 31 de maio de 2023;
  • Abril: de 03 de abril a 30 de junho de 2023;
  • Maio: 01 de maio a 31 de julho de 2023;
  • Junho: de 01 de junho a 31 de agosto de 2023;
  • Julho: de 03 de julho a 29 de setembro de 2023;
  • Agosto: de 01 de agosto a 31 de outubro de 2023;
  • Setembro: de 01 setembro a 30 de novembro de 2023;
  • Outubro: de 02 de outubro a 29 de dezembro de 2023;
  • Novembro: de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024;
  • Dezembro: de 01 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.