Governo de SP faz parceria com SENAI e abre grande oportunidade para estudantes

Parceria com o SENAI vai ampliar a oferta de formação aos estudantes do estado de São Paulo. A parceria firmada com o Governo de SP vai beneficiar os estudantes da rede pública de ensino. Confira mais detalhes!

Governo de SP faz parceria com SENAI e abre grande oportunidade para estudantes
Governo de SP faz parceria com SENAI e abre grande oportunidade para estudantes (Imagem: FDR)

Recentemente o Governo de SP anunciou a reformulação do Novo Ensino Médio. Entre as mudanças está a diminuição de itinerários formativos que será oferecida aos estudantes; nesse quesito o SENAI vai entrar ofertando cursos gratuitos.

Itinerários formativos no SENAI

A partir de 2024 os estudantes que escolherem a formação técnica no Senai terão três dias de aulas das escolas estaduais e dois na unidade da instituição. As aulas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial serão integrais, das 7h30 às 16h30.

A Secretaria de Educação de São Paulo informou que os estudantes poderão escolher entre uma das 33 escolas do Senai vinculadas à parceria. O catálogo de cursos tem 23 opções, em áreas como Mecatrônica, Farmácia e Desenvolvimento de Sistemas.

A oferta de vagas pode variar entre as unidades.

Além disso, o SENAI também vai oferecer 11 cursos técnicos gratuitos em escolas estaduais através da parceria com o Centro Paula Souza. Nesse caso os estudantes poderão escolher entre os seguintes cursos:

Administração, agronegócio, educação básica, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, hotelaria e eventos, vendas, enfermagem e logística.

Inscrições

Os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio devem manifestar interesse em participar dos itinerários formativos no Senai através do site da Secretaria Escolar Digital.

Matrícula na rede pública de São Paulo 2024

Segundo as informações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, até o dia 15 de setembro é possível fazer as inscrições para matrícula e processo de rematrícula.

Essa data é destinada apenas aos estudantes que já estão matriculados em alguma escola estadual.

Para quem vai ingressar na rede estadual em 2024 a matrícula será feita presencialmente em qualquer escola da rede ou no balcão de atendimento do Poupatempo.

O procedimento pode ser feito pelo próprio estudante, caso seja maior de 18 anos, ou por um responsável legal. Para a matrícula é necessário apresentar:

O procedimento também pode ser feito virtualmente pelo site da Secretaria Escolar Digital (SED).

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile