Prouni 2023: Começa importante prazo para grupo de estudantes

Estudantes que se inscreveram no Prouni 2023 devem ficar atentos aos próximos passos para garantir a bolsa de estudos. Quem for contemplado com uma vaga nessa seleção vai começar o curso de graduação ainda nesse ano. Confira os próximos passos!

Prouni 2023: Começa importante prazo para grupo de estudantes
Prouni 2023: Começa importante prazo para grupo de estudantes(Imagem: FDR)

A sua última chance de começar no ensino superior nesse ano utilizando o Prouni 2023 é a lista de espera. A lista com os contemplados com vagas já foi divulgado na última semana; agora os pré-selecionados precisam garantir a vaga. A lista de espera preenche vagas que ‘restaram’ das chamadas regulares do programa, seja por falta de comprovação de informações ou por desistência do candidato.

O programa oferece bolsas de estudos integrais (100%) para quem tem renda familiar até um salário mínimo e meio por pessoa; e parciais (50%) para quem tem renda familiar mensal até 3 salários por pessoa.

Ao longo de cada ano são feitas duas seleções no programa, uma no começo de cada semestre; ambas utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para selecionar os estudantes para vagas em cursos de instituições particulares.

É importante lembrar que apenas ser pré-selecionado não garante a vaga, o estudante também deve fazer as demais etapas.

Comprovação de informações no Prouni 2023

Antes de tudo você precisa acessar o  Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Prouni) lá é possível conferir se foi pré-selecionado.

Feito isso, agora, você precisa de fato garantir a sua vaga no curso de graduação através do Programa Universidade Para Todos; isso é feito através da comprovação de informações.

Ou seja, da entrega de documentos que comprovem que as informações prestadas ao sistema são verídicas; para isso você vai precisar de:

  • Documentos de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia
  • Comprovantes de residência
  • Comprovantes de ensino médio
  • Comprovantes de rendimentos
  • Comprovante de professor da educação básica, quando for o caso

Além desses documentos, em alguns casos a instituição pode exigir outros, como documento que comprove a situação de pessoa com deficiência. Você pode conferir a lista completa de documentos aceitos em cada categoria.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.