FIES 2023: Até quando vai a convocação da lista de espera?

O Ministério da Educação segue fazendo convocações na lista de espera do FIES 2023 do segundo semestre. Estudantes precisam complementar a inscrição até três dias após ser selecionado. Programa insere estudantes no ensino superior em instituições particulares.

FIES 2023: Até quando vai a convocação da lista de espera?
FIES 2023: Até quando vai a convocação da lista de espera? (Imagem: FDR)

Ainda dá para conseguir uma vaga no ensino superior através do FIES 2023, as convocações na lista de espera seguem acontecendo. Nessa edição o Ministério da Educação ofereceu 77.867 vagas, distribuídas em 1.265 instituições particulares.

A convocação dos selecionados pela lista de espera começou no dia 18 de julho; são preenchidas as vagas não ocupadas após a chamada regular.

Os estudantes são convocados de acordo com a ordem de classificação.

Até quando vai a convocação pela lista de espera do FIES 2023?

De acordo com o Ministério da Educação, as convocações acontecem até o dia 29 de agosto, ou seja, próxima terça-feira.

Os estudantes convocados devem fazer a complementação da inscrição em atétrês dias úteis, a contar do dia seguinte à data de divulgação de sua pré-seleção,pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

Depois disso, é necessário validar as informações declaradas no ato da inscrição; a validação deve ser feita em até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição diretamente na instituição responsável pela formação.

Após as duas etapas os estudantes precisam comparecer a um agente financeiro com a documentação necessária para a contratação do financiamento.

Esse procedimento deve ser feito em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA.

Vale lembrar que a matrícula do estudante é efetivada apenas após a realização de todos os procedimentos necessários.

Considerando que não existe novo ranqueamento, após a publicação do resultado da chamada única, os participantes da lista de espera, deverão, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção, na página do Fies”, informa o MEC.

Isso significa que você precisa acessar o sistema constantemente até o último dia, 29, para conferir se foi pré-selecionado.

Com o Fundo de Financiamento Estudantil você só paga as mensalidades do curso de graduação após se formar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.