Tá chegando! Novidade envolvendo o PIX será lançada em breve e brasileiros COMEMORAM

O PIX é atualmente um dos meios de pagamento mais usados do país. Diante de todo esse sucesso, a ferramenta criada pelo Banco Central está prestes a ganhar uma novidade importante. Veja os detalhes.

Tá chegando! Novidade envolvendo o PIX será lançada em breve e brasileiros COMEMORAM
Tá chegando! Novidade envolvendo o PIX será lançada em breve e brasileiros COMEMORAM (Imagem FDR)

Estamos falando da chegada da modalidade PIX Automático. Ela tem previsão de lançamento para abril do ano que vem.

PIX Automático chega em breve

O Banco Central apresentou esta nova modalidade do PIX afirmando que seu objetivo é facilitar os pagamentos recorrentes através da solução de pagamentos. Esta novidade é similar ao débito automático em conta corrente, porém possui algumas mudanças importantes na segurança e funcionamento.

A novidade deverá ser útil principalmente para o público que assina serviços como de streaming, leitura, música, entre outros, que precisam ser feitos de forma recorrente.

Segundo o calendário do Banco Central, em setembro devem ser apresentadas as regras gerais da novidade.

Características da nova modalidade 

De acordo com Heitor Barcellos, especialista em Open Banking ao TudoCelular, o Pix Automático será lançado com características a seguir:

  • Solicitação de aprovação via consentimento no app do Banco;
  • Assinaturas com ou sem data de fim: Celular v.s. assinatura de jornal por 1 ano;
  • Valores fixos v.s. valores variáveis: Conta de luz v.s. planos de internet;
  • Limites para aprovação automática: Contas de telefone superiores a R$ 200 solicita aprovação via PUSH notification do usuário. Menores aprovadas automaticamente;
  • Gestão de assinaturas: Desabilitar serviços a qualquer momento.

Mais detalhes 

O usuário que faz pagamentos poderá usufruir de várias funcionalidades para administrar os seus pagamentos recorrentes como, por exemplo, determinar um limite máximo do valor da parcela a ser debitada, podendo quando quiser cancelar a autorização.

O BC explicou, através de uma nora remetida à imprensa, que esta nova modalidade do PIX ajudará a diversificar as alternativas já disponíveis no mercado para que empresas dos mais variados tipos possam receber pagamentos de forma recorrente.

“Viabilizar pagamentos recorrentes no Pix é fundamental para democratizar o acesso a esse tipo de pagamento para empresas de todos os tipos e portes, como usuários recebedores, e para as pessoas em geral, como usuários pagadores, oferecendo comodidade para ambos os lados”.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.