FGTS tem NOVOS serviços confirmados para os próximos dias; veja as suas facilidades

A partir do próximo sábado, 19 de agosto, começa uma nova fase no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Proposto pelo governo federal, a ideia é que as empresas que possuem funcionários com carteira assinada passem a usar novas ferramentas de contribuição. Este é um direito do trabalhador.

FGTS tem NOVOS serviços confirmados para os próximos dias; veja as suas facilidades
FGTS tem NOVOS serviços confirmados para os próximos dias; veja as suas facilidades (Imagem: FDR)

O FGTS é uma responsabilidade do empregador que possuí funcionários com carteira de trabalho assinada. Todos os meses cada trabalhador precisa receber 8% do valor do seu salário bruto na conta do Fundo de Garantia, não há qualquer tipo de desconto direto no seu salário, a remuneração é usada apenas como referência. O saldo é alimentado até que seja possível resgatar a quantia.

Por exemplo, na demissão sem justa causa, mas também em situações como financiamento da casa própria, aposentadoria, doença grave, calamidade pública, entre outras. Para isso, o empregador deve cumprir com a sua obrigação de alimentar a conta todos os meses para que em situações decisivas o trabalhador consiga receber o valor que tem direito.

Agora, foi recentemente divulgada uma nova plataforma tecnológica para o recolhimento do Fundo, chamada de FGTS Digital. Ela foi desenvolvida pela empresa estatal de tecnologia da informação Serpro para o Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal. As empresas começarão o período de adaptação a partir do próximo sábado, 19.

O que muda com o início do FGTS Digital?

Anualmente, a movimentação do FGTS soma R$ 180 milhões. São centenas de empresas pagando todos os meses a contribuição de outras centenas de funcionários. A expectativa é de que o lançamento da plataforma digital consiga impactar 43 milhões de pessoas, sendo 4 milhões de empregadores.

Para adaptação dos empregadores o governo junto ao Serpro planeja que o período de testes do uso da plataforma dure até 10 de novembro deste ano. Com o início no dia 19 de agosto todos devem começar a se planejar para a fase inicial, em que deverão se adaptar as novos sistemas.

A partir das 12h do dia 19 de agosto as empresas classificadas como grupo 1, cujo faturamento é maior que R$ 78 milhões, já poderão acessar a plataforma. As outras companhias podem utilizar a tecnologia a partir de 16 de setembro.

O que vai mudar com o FGTS Digital

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile