O Imposto de Renda é uma declaração já conhecida por grande parte da população brasileira. Nela, o cidadão entrega um documento em que mostra o que recebeu e o que gastou ao decorrer do ano. Porém, para aqueles sortudos que fizeram a entrega, podem receber a restituição; confira abaixo.
A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que uma forma que a Receita Federal encontrou de devolver parte do valor investido pelo cidadão. Ao ser constatado que o contribuinte pagou um valor acima do necessário, ele está apto para que a restituição seja paga à sua conta bancária de preferência.
A entrega da declaração do Imposto de Renda é feita no início do ano. Ou seja, é essencial que você mantenha registro dos pagamentos e recebimentos do ano em vigência para que não tenha problemas no início do ano que vem, em 2024. Para o ano que vem, o governo federal já estabeleceu uma novidade.
Agora, as pessoas que recebem até dois salários mínimos (R$2.640) serão isentas da declaração do Imposto de Renda. Este aviso veio em conjunto com o aumento do salário mínimo, que passou à ser R$1.320 a partir do dia 1º de maio deste ano.
Além disto, para aqueles que fizeram a entrega no início de ano, estão aguardando até agora o pagamento da restituição. Confira agora quando você vai receber o valor em conta:
Restituição do Imposto de Renda: quando o pagamento será feito?
Se você não sabia, o pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito em lotes. O primeiro lote é pago ao grupo de pessoas prioritárias. Nele, incluem-se idosos, Pessoas com Deficiência, cidadãos que possuem o magistério como principal fonte de renda e aqueles que optaram por receber via PIX (CPF).
Caso você não se enquadre em nenhum dos casos acima, você estará sendo contemplado em um dos quatro lotes restantes após o pagamento prioritário. Confira abaixo as datas em que você poderá ter o valor da restituição caindo em sua conta bancária:
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.