Após aplicativo fora do ar, ITAÚ é PUNIDO e pode ter prejuízo financeiro

Nessa semana o Itaú deixou centenas de clientes preocupados por não conseguirem acessar os sistemas do banco. Situação causou muitos transtornos e acabou gerando uma notificação do Procon. Entenda os desdobramentos desse caso!

PROCON pede esclarecimento ao ITAÚ e clientes ficam PREOCUPADOS
PROCON pede esclarecimento ao ITAÚ e clientes ficam PREOCUPADOS (Imagem: FDR)

Na última segunda-feira, 7, os clientes do Itaú foram pegos de surpresa ao tentar acessar as plataformas do banco. Ao entrar no sistema os clientes recebiam uma mensagem de erros inesperados e eram aconselhados a tentar o acesso novamente mais tarde.

Sistema Itaú fica fora do ar

Diversos sistemas foram afetados pelo problema: o aplicativo principal, o Iti e a plataforma de cartões do banco, entre outros. Em sua conta oficial no Twitter o banco se desculpou com os clientes pela instabilidade.

“Estamos com instabilidade em nossos sistemas nesta segunda-feira (7). Pedimos desculpas aos clientes e parceiros pelo inconveniente e informamos que estamos trabalhando com urgência para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rapidamente possível”.

Rapidamente uma onda de reclamações tomou conta do Twitter; só na manhã da última segunda foram registradas mais de 3,8 mil notificações de clientes que não conseguiam acesso ao Itaú, segundo o Downdetector.

Sobre o Iti o pico de reclamações foi registrado às 9h35, foram mais de 700.

Itaú é notificado pelo Procon

O problema foi resolvido no mesmo dia, novamente o banco utilizou sua conta oficial para informar aos clientes.

Nossos canais digitais permanecem instáveis. Para realizar suas transações, você pode contar com os caixas eletrônicos e as agências, que funcionarão até 17h”, publicou a conta oficial no Twitter.

No entanto, a situação não está totalmente resolvida, pois, o banco Itaú foi notificado pelo Procon e terá que se explicar sobre a situação e as medidas adotadas.

Para a Fundação de defesa do consumidor paulista, na medida em que o Banco disponibiliza, e até incentiva, o uso de meios – como aplicativos – para a utilização dos seus serviços, a empresa deve se responsabilizar por eventuais falhas que possam ocorrer. No caso de prejuízos financeiros comprovados, o banco deverá avaliar o ressarcimento ao consumidor”, afirma o Procon-SP.

Caso sejam comprovados prejuízos, o banco terá que fazer o ressarcimento dos clientes afetados.

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.