Quem vai receber o auxílio-gás em agosto? Passo a passo para consulta foi liberado

Depois de ter vindo a tona a informação de que o governo federal bloqueou recursos que seriam destinados ao pagamento do auxílio-gás, os brasileiros ficaram preocupados. O Ministério do Desenvolvimento Social garantiu que nada muda para o pagamento deste mês. Quem quiser descobrir se o seu benefício foi mantido, já pode consultar.

Quem vai receber o auxílio-gás em agosto? Passo a passo para consulta foi liberado
Quem vai receber o auxílio-gás em agosto? Passo a passo para consulta foi liberado (Imagem: FDR)

O pagamento do auxílio-gás nacional acontece uma vez a cada dois meses, e tem como objetivo financiar o botijão de gás de 13 kg, aquele para uso domiciliar. O programa que começou no final de 2021 foi necessário para diminuir os impactos que o aumento deste produto trouxe para o bolso dos brasileiros, ultrapassando R$ 120 em alguns estados. Mas, o benefício passou por mudanças.

Desde o início deste ano, por lei, o programa passou a ser pago com 100% da média nacional para o botijão de 13 kg, medida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). O número de contemplados, porém, caiu consideravelmente de 2022 para este ano. Até dezembro eram 5,9 milhões de famílias contempladas, enquanto em junho foram 5,6 milhões de beneficiados. 

E embora o auxílio-gás seja pago nos mesmos dias que o Bolsa Família, inclusive caindo junto com o outro programa na conta do Caixa Tem, eles são programas individuais. Isso significa que receber um não dá direito automaticamente ao outro. Por isso, vale a pena consultar se será beneficiado neste mês, sendo a primeira vez de acesso ou para conferir se o valor continuará a ser pago.

Como consultar o pagamento do auxílio-gás em agosto?

Quem tem dúvidas se vai receber o pagamento do vale-gás em agosto, com início a partir do dia 18 de agosto, pode usar alguns canais online disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que o benefício é concedido para quem está inscrito no Cadastro Único, e possuí renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

prioridade para famílias chefiadas por mulheres, e que foram vítimas de violência doméstica. Para saber se foi contemplado neste mês, basta:

  • App Caixa Tem – em “Extrato” e “Futuro” em que é informado os valores que vão cair na conta nos próximos dias;
  • App Bolsa Família – ao informar o número do CPF e senha de login;
  • Telefone 111 da Caixa Econômica.

Calendário auxílio-gás de agosto

Número final do NIS Data de pagamento
1 18 de agosto
2 21 de agosto
3 22 de agosto
4 23 de agosto
5 24 de agosto
6 25 de agosto
7 28 de agosto
8 29 de agosto
9 30 de agosto
0 31 de agosto

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]