PANE GERAL! Site, aplicativo e agências de grande banco ficam fora do ar e deixam clientes na mão

A semana começou com transtorno para os clientes bancários. Desde as primeiras horas da segunda-feira (7) o aplicativo e internet banking apresentaram instabilidade e deixaram o app de um banco específico fora do ar.

PANE GERAL! Site, aplicativo e agências de grande banco ficam fora do ar e deixam clientes na mão
PANE GERAL! Site, aplicativo e agências de grande banco ficam fora do ar e deixam clientes na mão. (Imagem: FDR)

Após apresentar instabilidade no aplicativo e no site desde a manhã da segunda-feira (7), o Itaú anunciou nas redes sociais, às 20h21 do mesmo dia, que seus serviços foram restabelecidos.

De acordo com o site Downdetector, que monitora serviços digitais, os problemas começaram a ser notificados após as 6h da segunda-feira, atingindo o pico de queixas por volta das 09h15 quando foram registradas 3.961 notificações de erros relacionadas ao serviço do banco.

Problemas de acesso no banco Itaú

Ao tentar acessar os serviços, os clientes se deparam com a mensagem “Opa! Desculpe-nos. Estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde”. Já no internet banking, a página de acesso é mostrada como “não funcionando”.

Nas redes sociais, clientes relataram problemas para fazer login e também para utilizar o serviço de transferência via pix. Entre os principais problemas estavam o login no aplicativo móvel (69%), operações no internet banking (22%) e transações no Pix (10%).

Segundo os relatos, a instabilidade afeta todos os serviços do Itaú, incluindo o Iti (banco digital) e Itaú Cartões. Em resposta aos usuários que entraram em contato com o banco nas redes sociais, o Itaú respondeu que os serviços estão “voltando gradativamente”.

Banco afirma que não houve ataque hacker

O Itaú enviou mensagem aos clientes com pedido de desculpas e a informação de que os sistemas seriam restabelecidos gradualmente. A instituição também informou, no Twitter, que estava trabalhando para que o site e o aplicativo voltassem a funcionar.

“Estamos com instabilidade em nossos sistemas nesta segunda-feira (7). Pedimos desculpas aos clientes e parceiros pelo inconveniente e informamos que estamos trabalhando com urgência para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rapidamente possível”, informou o Itaú, em nota à reportagem durante o dia.

O Itaú chegou a informar que a instabilidade é de origem interna em seus sistemas. O banco havia ressaltado que não houve ataque externo de qualquer natureza e que os dados dos clientes estão seguros. Em comunicado, o Itaú não informou o que aconteceu para gerar as instabilidade.

Gabriela PitãoGabriela Pitão
Profissional de comunicação com formação em jornalismo e experiência como réporter, edição textual de jornal e gestão de redes sociais.