INSS deve ter GRANDE NOVIDADE envolvendo o WhatsApp em breve

Desde que a crise da fila de espera se tornou uma polêmica no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), várias novidades estão sendo lançadas. A mais recente, divulgada pela imprensa ontem (6), conta sobre uma parceria da Previdência Social com os bancos em busca de usar o WhatsApp para facilitar os serviços previdenciários.

INSS deve ter GRANDE NOVIDADE envolvendo o WhatsApp em breve
INSS deve ter GRANDE NOVIDADE envolvendo o WhatsApp em breve (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A ideia de usar o WhatsApp para serviços do INSS não é de agora. Em abril deste ano o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, já havia demonstrado interesse em usar esse canal para avisar a população sobre datas de perícia médica, andamento dos pedidos, e orientações em geral. Agora, a ideia é outra, contar com a parceira dos bancos sem nenhum tipo de custo para o governo. 

Em que mensagens via WhatsApp serão usadas como forma de comunicação com os segurados de aprovação de benefícios, e agendamento de perícia de forma mais rápida e segura. Será responsabilidade do banco informar ao cidadão por este canal que o seu benefício previdenciário foi aprovado, e a partir disso buscar a fidelização do cliente.

A medida é vista pelo governo federal como positiva para todos os lados, tanto para o INSS como para as instituições bancárias. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) ainda não se posicionou oficialmente, porque a ideia ainda está em fase preliminar, ou seja, no início. Mas as informações são de que o Banco do Brasil estaria com a negociação mais avançada.

Novo canal de contato do INSS com o segurado

De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, para dar o ponta pé inicial nesta ideia deve ser usado o artigo do contrato com os bancos que são responsáveis pela folha de pagamentos dos benefícios, que trata sobre a comunicação com os clientes.

Temos o contrato da folha que inclui comunicação com segurados. Queremos aproveitar expertise dos bancos para ter um serviço de WhatsApp em conjunto”, afirmou.

De acordo com Stefanutto, essa não seria uma obrigação dos bancos, mas em conversa com as instituições todos demonstraram interesse em aderir ao projeto. Para o presidente essa iniciativa seria extremamente benéfica em dois sentidos, o primeiro diminuindo os índices de fraudes aplicadas usando mensagens enganosas.

E o segundo é diminuir a abstenção da perícia médica em pelo menos 25%.Tendo WhatsApp, posso avisar que você tem perícia e perguntar se quer reagendar. Temos abstenção de quase 25%. As pessoas marcam e esquecem”, explicou ainda.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile