Meu INSS faz mudança RADICAL que vai TE AJUDAR a prevenir golpes

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está sempre em busca de novidades para melhorar o acesso as suas ferramentas.

Entre os lançamentos recém anunciados pelo governo federal está mais uma alteração no Meu INSS, melhorando a forma como o sistema de recolhimento facial é usado.

Governo anuncia NOVIDADES no Meu INSS e surpreende usuários do app
Governo anuncia NOVIDADES no Meu INSS e surpreende usuários do app (Imagem: FDR)

O Meu INSS é um canal com acesso via site ou aplicativo que possuí pouco mais de 90 serviços oferecidos pela Previdência Social.

Um dos grandes objetivos deste sistema online é permitir que os aposentados, pensionistas, e os trabalhadores possam acessar as ferramentas de forma remota. Assim, diminui o atendimento presencial nas agências e torna os processos mais rápidos.

Agora, o governo federal anunciou por meio do site do INSS que dois novos serviços poderão ser acessados via reconhecimento facial. O objetivo de reconhecer o aposentado ou pensionista é evitar que hajam golpes, com pessoas fingindo ser o titular da conta.

Tem se tornado cada vez mais comum que esse grupo seja a grande vítima da maioria das falsificações feitas pelos criminosos.

Para evitar qualquer tipo de erro e tornar todo o processo ainda mais seguro, a recomendação é aumentar o nível de segurança da sua conta no Gov.br que dá acesso ao Meu INSS.

Basta acessar o aplicativo do Gov e no menu do perfil procurar por “Aumentar nível da conta”. Será preciso, inclusive, enviar uma foto no estilo selfie para que seja usada como comprovação da vivacidade.

Novidades para quem usa App Meu INSS

A Central de Serviços unificada pelo Meu INSS passa a aceitar reconhecimento facial nos serviços “Alterar Local ou Forma de Pagamento” e “Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”.

Para isso, será preciso acessar o aplicativo ou site e na opção “Novo requerimento” informar qual o serviço desejado.

Em seguida, basta passar pelo reconhecimento facial feito com uma câmera de selfie que esteja em boas condições, e os próximos passos serão liberados. Funciona como uma autorização por senha ou biometria digital, mas neste caso o sistema vai pedir que seja mostrado o rosto do titular da conta.

O resultado do cruzamento entre as informações da vivacidade, da biometria facial (para checar se a imagem coletada bate com a do banco de imagens) e do nível de confiabilidade da conta gov.br, vão determinar se os serviços serão concluídos de forma automática ou passar por análise de um servidor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]