Milhões de brasileiros receberão da Receita Federal nesse mês de agosto. Pagamento deve ser feito primeiro para quem está inserido nos grupos prioritários; o valor deve ser atualizado. Veja com consultar a lista!
Na última semana a Receita Federal realizou o pagamento do 3º lote do Imposto de Renda 2023. Agora, em agosto deve acontecer o pagamento do 4º lote e mais uma vez milhares de brasileiros devem ser beneficiados. Ao todo, serão pagos 5 lotes de restituição do Imposto de Renda 2023.
4º lote da restituição do Imposto de Renda 2023
Segundo o calendário divulgado pela Receita Federal, o 4º e penúltimo lote da restituição deve ser pago no dia 31 de agosto; seguindo a prioridade abaixo:
- Acima de 80 anos;
- Acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- Quem tem o magistério como principal fonte de renda;
- Que fizeram a pré-preenchida ou indicaram PIX para restituição;
- Demais.
A consulta ao 4º lote deve ser liberada uma semana antes do início do pagamento, ou seja, após o dia 24 de agosto, para consultar, acesse Restituição.fazenda.gov.
O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Caso o valor não seja depositado, é possível fazer o resgate em até 1 ano no Banco do Brasil.
O reagendamento do crédito pode ser feito pelo Portal BB ou através da Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Como saber se cai na malha fina?
Antes de tudo é necessário entender que quando falamos em cair na malha fina, estamos dizendo que a Receita Federal está fazendo uma análise mais detalhada da declaração.
Isso acontece quando é identificada alguma divergência entre as informações prestadas pelo contribuindo e por outras pessoas ou empresas.
Se você tem dúvidas se caiu ou não na malha fina, acesse o e-CAC e siga os passo abaixo:
- Faça o login;
- Clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
- Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”.
Pronto, você poderá consultar se há algum documento pendente e a situação da sua declaração.