Tudo o que vem para o bem do brasileiro vira inspiração para que criminosos apliquem golpes. E com os processos de negociação de dívidas não foi diferente. Justamente por isso, a Serasa que é um dos mais tradicionais órgãos de proteção ao créditos do país, decidiu se posicionar e alertar os consumidores.
De acordo com informações da Serasa, estão sendo enviados para os e-mails e número de telefone (SMS e WhatsApp) de milhões de aposentados e pensionistas, um acordo para negociação de dívidas. Além desse grupo citado, os trabalhadores e consumidores de um modo geral também estão recebendo essa mensagem. Acontece que a informação é falsa.
Junto com o e-mail é enviado também um boleto em anexo, contendo um valor que segundo a mensagem é a quantia proposta pela Serasa para “limpar” o nome do cidadão. O valor normalmente é mais baixo do que a dívida original que consta no CPF do consumidor, mas a informação é de que há uma campanha propondo a redução de mais de 50% da quantia original da dívida.
No entanto, embora o acordo pareça tentador, a Serasa alerta que o boleto não deve ser pago. Ao invés de firmar um acordo com o devedor, a única função dessa guia de pagamento é fazer com que o cidadão perca dinheiro, já que se trata de um golpe e ele na verdade não estará quitando os débitos em seu nome.
Como não cair em golpes envolvendo a Serasa?
De acordo com a empresa, a única forma de saber exatamente quais as suas dívidas e se essas pendências estão restringindo o seu nome é por meio do site oficial da Serasa. Basta informar o número do CPF e criar um cadastro rápido. Neste portal será informado os débitos, os valores para negociação e as formas de pagamento.
Existe a opção de quitação por boleto, mas o documento deve ser gerado exclusivamente por esse site. Estar atento a alguns pontos ajuda a não cair em golpes:
- Confira o remetente (quem enviou) o e-mail, e não abra nenhuma mensagem que tenha sido enviada por um endereço com nome estranho;
- Desconfie de tudo que parece ser muito fácil. Como, um desconto muito alto, forma de pagamento muito facilitada;
- Desconfie quando entrarem em contato insistindo que a negociação precisa ser paga naquele dia, naquele momento;
- Nunca passe dados bancários ou pessoais por e-mail ou telefone.