Vestibular 2024: Instituto Federal divulga edital para mais de 5 mil vagas em CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS

Instituo Federal em estado do Nordeste do país oferece centenas de vagas em cursos técnicos gratuitos. Tem vaga para todos os públicos, formações são integradas, concomitantes e subsequentes ao ensino médio. Confira como concorrer nesse vestibular 2024.

Vestibular 2024: Instituto Federal divulga edital para mais de 5 mil vagas em CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS
Vestibular 2024: Instituto Federal divulga edital para mais de 5 mil vagas em CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS (Imagem: FDR)

Mais um vestibular 2024 acaba de ser anunciado, agora, com vagas em cursos técnicos gratuitos. Há formações para quem está fazendo o ensino médio em outra instituição; para quem deseja fazer o ensino médio em 2024 no instituto; e para quem já concluiu a educação básica.

Em todos os casos os estudantes têm acesso ao curso gratuito e conquistam um certificado de nível técnico.

Cursos técnicos gratuitos

No total, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) oferece 5.610 vagas em cursos técnicos de nível médio nos 29 campis da instituição para ingresso em 2024.

As vagas são distribuídas da seguinte forma: 50% para ampla concorrência e 50% para candidatos que fizeram o ensino médio na rede pública, dentro desse percentual:

“Em cada metade, são garantidos os percentuais de 76,74% das vagas a autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e de 5% a pessoas com deficiência. Em cada curso, 2,5% das vagas serão destinadas aos candidatos com deficiência (cota L15) que se enquadrem nas condições estabelecidas…”, informa o IFMA.

Entre as formações disponíveis estão:

Inscrições

O período de inscrições no processo seletivo vai de 8 a 28 de agosto. Elas poderão ser feitas pelas nas páginas oficiais do IFMA ou da FUNETEC-PB; com taxa de R$ 30.

A prova do IFMA será aplicada no dia 19 de novembro de 2023. Para mais informações, consulte o edital.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile