Voltou à tona o tema de encerrar o acesso ilimitado às redes sociais, especialmente o WhatsApp, pelas operadoras. Recentemente, empresas reforçaram o seu posicionamento em acabar com o “zero rating”.
Executivos das três principais operadoras do Brasil —Claro, Vivo e TIM— sinalizaram que as empresas debatem o fim do acesso ilimitado a aplicativos pré-determinados no contrato. As três gigantes da telefonia oferecem acesso ilimitado ao WhatsApp.
Esse serviço alavancou a venda de planos do país, em que 62% das pessoas acessam internet apenas pelo celular. Trocar mensagens via WhatsApp é o principal uso do celular no Brasil. Ambos os dados são da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).
As operadoras, em geral, vendem pacotes de dados, com um teto de consumo. Por meio de acordo com empresas de tecnologia, excluem certos aplicativos da contagem de dados consumidos.
O fim do uso ilimitado do WhatsApp está sendo analisado pelas operadoras há algum tempo, mas o tema ganhou mais força depois que o presidente da Claro Brasil, José Felix, declarou que o benefício foi um erro por parte das companhias de telecomunicações. A Vivo também declarou que o benefício pode acabar.
Dessa forma, a probabilidade das operadoras retirarem o acesso ilimitado ao WhatsApp fica cada vez maior. Vale lembrar que outros apps também já foram parte do “zero rating”, como o Facebook.
O que dizem as operadoras sobre o Whatsapp ilimitado?
Claro
Segundo o presidente da Claro, José Feliz, o zero rating foi um “erro” em primeiro lugar, mas “não há nada que não possa ser consertado”. Atualmente, a operadora oferece WhatsApp, Waze, Instagram, TikTok e Facebook ilimitados, a depender do plano.
Vivo
Já a Vivo revelou que está reavaliando a prática. A empresa comentou também que, apesar de ter alguns pacotes ilimitados, não faz desse o seu padrão.
“Cada vez mais nós temos diminuído a oferta de aplicativos com uso ilimitado para o mercado, porque entendemos que existe a necessidade de remunerar o investimento feito na rede”, diz Alex Salgado, vice-presidente de negócios.
Além disso, Alex reforça que ter tráfegos não remunerados sempre será um prejuízo para a empresa. A avaliação será no sentido de entender se isso atrai mais clientes do que a operadora gasta.
Atualmente, a empresa dá o acesso somente para o WhatsApp na maioria dos planos pré e pós-pagos. Em alguns casos, inclui o Waze.
TIM
A TIM é outra que está reavaliando. No momento, a empresa oferece acesso livre ao WhatsApp e Deezer, sem descontar da franquia de internet nos planos pré-pagos. Já nos planos pós-pagos, inclui outros aplicativos, como Instagram, Facebook e Twitter.
Segundo o diretor de receitas, Fábio Avellar, a operadora está buscando ampliar suas fontes de faturamento devido a grandes investimentos nas redes, como o 5G.
De acordo com o presidente da TIM Brasil, Alberto Griselli, a tendência é oferecer o benefício de assinatura gratuita dos serviços de streaming em detrimento de opções ilimitadas de aplicativos que não consomem dados da franquia, como WhatsApp.