Um dos benefícios mais oferecidos pelas operadoras de telefonia no país atualmente pode estar prestes a acabar. As empresas estão querendo retomar a cobrança pelo uso do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. Entenda.
Vivo, Claro e Tim estão entre as operadoras que debatem a possibilidade de encerrar o benefício de acesso ilimitado ao aplicativo WhatsApp.
Operadoras querem acabar com WhatsApp ilimitado
Este benefício, chamado de “zero rating” é oferecido pelas operadoras como um chamariz para os consumidores. Mas agora, as empresas querem voltar a cobrar pelo uso do WhatsApp.
Vivo
Ao Valor, Christian Gebara, diretor-presidente da Vivo, afirmou que a empresa vem estudando internamente o fim do acesso livre ao aplicativo de mensagens WhatsApp. Este é o único app que pode ser usado livremente nos planos oferecidos pela Vivo.
Ele alega que o WhatsApp deixou de ser somente usado para trocar mensagens e virou uma plataforma de compartilhamento de vídeos e fotos. Por conta disso, o trafego de rede aumentou.
“Estamos discutindo que deveria haver um equilíbrio maior dos que contribuem para a expansão da rede. Também estamos comercialmente discutindo que, uma vez que eles são os grandes geradores de tráfego, se este tráfego deveria ou não estar incluído no nosso pacote. Não tem uma decisão tomada, é só uma discussão”, disse ele ao Valor.
TIM
Já Fábio Avellar, diretor de receitas da TIM, afirmou ao Broadcast, do Estadão, que possuir um tráfego não remunerado sempre traz prejuízo. Em sua visão, a empresa precisa verificar se o benefício atrai clientes o bastante para arcar com o custo.
Atualmente, a TIM oferece o benefício nos planos pré e pós-pagos, que também incluem Instagram, Facebook e Twitter ilimitados.
Claro
Por fim, na Claro este benefício também poderá ser reavaliado. A operadora também oferece acesso livre ao Waze, Instagram, TikTok e Facebook em planos pré e pós-pagos, obedecendo o valor dos planos.
Pode ou não pode? Saiba o que diz o código de defesa do consumidor
Ao Valor, Lucas Euzébio, especialista em direito dos negócios, diz que as operadoras de telefonia não podem mudar contratos em andamento. No entanto, ele ressalta que é possível fazer mudanças em pacotes após o vencimento do contrato.