Benefícios do INSS estão sendo NEGADOS em até seis minutos; descubra o motivo

Os benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão sendo negados em tempo recorde. Os indeferimentos têm sido registrados em questão de seis minutos, assustando os segurados da autarquia que aguardam por uma resposta. 

Como é possível? Benefícios do INSS estão sendo NEGADOS em seis minutos
Como é possível? Benefícios do INSS estão sendo NEGADOS em seis minutos. (Imagem: FDR)

A recusa de benefícios do INSS aumentou após o uso de inteligência artificial no processo de análises. Assim, entre o período de 2022 e 2023, três em cada dez benefícios do INSS foram negados pelo instituto. Os números saltaram de 17% para 36%

O instituto busca ampliar a automação das análises de concessão de benefícios do INSS, com o objetivo de enfrentar a fila de espera, que atualmente conta com 1,794 milhão de requerimentos. A meta é atingir 50% de automação até 2026, enquanto em 2021, o uso de robôs para análise era de apenas 10%.

Dentre os mais de 100 benefícios do INSS concedidos pelo órgão, oito deles já possuem análise automática, incluindo aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, pensão por morte e salário-maternidade.

A análise automática permite ao segurado informar detalhes sobre sua vida laboral, e se essas especificações não forem fornecidas, o benefício pode ser negado.

Embora a automação seja vista como uma forma de agilizar o processo, servidores administrativos do INSS defendem uma análise criteriosa dos pedidos, mas destacam que o quadro enxuto de pessoal ainda representa um desafio para garantir maior eficiência na concessão dos benefícios.

Como contestar o benefício negado pelo INSS

Após a negativa do INSS, o segurado tem alguns caminhos que pode seguir para tentar a concessão. O primeiro passo seria recorrer da decisão contrária, na Junta de Recursos do CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), cujo prazo médio de resposta passa de mil dias, segundo relatório do TCU (Tribunal de Contas da União).

O segurado também pode ir direto ao Judiciário em busca da concessão. Ações de até 60 salários mínimos podem ser propostas no Juizado Especial Federal, sem advogado.

No entanto, é indicado a presença de um defensor, já que, se houver recurso do INSS, o prazo para nomear um advogado é de até dez dias, e o trabalhador pode perder a causa.

Outro caminho é esperar 30 dias e, após esse período, fazer uma nova solicitação. O pedido pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou pela central 135, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. O segurado deve ter completado as condições mínimas do pedido e apresentar a documentação que comprove o direito ao benefício.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.