IR 2023: Receita Federal para novo lote da restituição amanhã; confira quem recebe

O Imposto de Renda (IR) é uma das declarações mais conhecidas do país. Isto porque são milhões de pessoas que precisam entrar em contato com a Receita Federal para entregar tal documento. Em casos positivos, é possível que você receba a restituição. Então, confira agora quem recebe amanhã.

Novo lote de RESTITUIÇÃO do IRPF será liberado; consulte a data e saldo
IR 2023: Receita Federal para novo lote da restituição amanhã; confira quem recebe (Imagem: FDR)

O Imposto de Renda (IR) vem sendo alvo de muitas mudanças desde o início do ano. Isto vem decorrente de decisões feitas pelo agora presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com isto, a Receita Federal vem aplicando uma série de medidas que estão sendo focadas no benefício para a população.

Entre as novidades, vimos o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda. Foi no dia 1º de maio, em anúncio duplo onde também alterou o valor do salário mínimo para R$1.320. Agora, a faixa de isenção do IR é de dois salários mínimos (R$2.640). Portanto, menos pessoas estarão contribuindo no futuro.

Porém, é válido salientar que a mudança terá efeito prático a partir da próxima vez que os cidadãos forem declarar os seus gastos e recebimentos anuais. Isto deve ocorrer no início do ano que vem. Então, é importante que esteja mantendo registro de emissões fiscais para evitar conhecer o Leão e malha fina.

Um dos benefícios de registrar a sua declaração é que em alguns casos, é possível que você receba a restituição. Nada mais é do que uma maneira da Receita Federal devolver parte do dinheiro pago. Os pagamentos de um novo lote iniciam amanhã e você precisa ficar sabendo se faz parte ou não.

IR: restituição será paga nesta segunda

Se você está aguardando pelo pagamento da restituição, fique tranquilo(a) pois está mais próximo do que nunca. Ele será feito nesta segunda-feira, 31/07. Estão aptos ao recebimento aqueles que ainda não receberam no segundo lote. O primeiro foi destinado ao grupo prioritário, como de costume.

Então, caso o valor da restituição ainda não tenha caído em sua conta, é possível que o pagamento seja feito amanhã ao decorrer do dia. É uma forma da Receita Federal estornar parte do valor investido e gasto com o Imposto de Renda.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].