E AGORA? Taxa de desemprego passa por atualização e afeta 1,4 milhão de pessoas

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada nessa sexta-feira, 28, aponta para uma atualização na taxa de desemprego. Desocupação afeta 8,6 milhões de brasileiros em todo o país. Dados divulgados são relacionados ao último trimestre encerrado em junho.

E AGORA? Taxa de desemprego passa por atualização e afeta 1,4 milhão de pessoas
E AGORA? Taxa de desemprego passa por atualização e afeta 1,4 milhão de pessoas (Montagem/FDR)

Os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) acabam de ser divulgados pelo IBGE. A notícia boa é a redução da taxa de desemprego no trimestre encerrado em junho; o número de pessoas desocupadas caiu 0,08 ponto percentual (8,8%) em comparação com o período de janeiro a março desse ano.

Com isso, atualmente 8,6 milhões de pessoas estão desocupadas; em relação ao mesmo período do ano passado, 2022, a taxa teve uma redução de 14,2%, ou 1,4 milhão de trabalhadores. Esse é o melhor resultado para o trimestre em nove anos.

Outra notícia boa foi o aumento do número total de pessoas ocupadas, 98,9 milhões de brasileiros estão com alguma ocupação atualmente, esse crescimento é reflexo também dos empregos informais. 13,1 milhões de pessoas trabalham sem carteira registrada atualmente.

Queda do desemprego no Brasil

Veja abaixo os dados importantes apresentados na PNAD contínua:

Mais um dado positivo do governo Lula, o desemprego caindo, efeito de ações como a retomada das obras paradas e investimentos. Mas ainda temos muita informalidade e muita gente atrás de trabalho. Se Campos Neto não estivesse torturando o país com esses juros exorbitantes, o cenário seria ainda melhor”, comemorou a líder do PT, Gleisi Hoffman.

Na última quinta-feira, 27, os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.

E mais uma boa notícia veio dessa divulgação, em junho desse ano foram abertos 1.023.540 milhões de empregos formais.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile