Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada nessa sexta-feira, 28, aponta para uma atualização na taxa de desemprego. Desocupação afeta 8,6 milhões de brasileiros em todo o país. Dados divulgados são relacionados ao último trimestre encerrado em junho.
Os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) acabam de ser divulgados pelo IBGE. A notícia boa é a redução da taxa de desemprego no trimestre encerrado em junho; o número de pessoas desocupadas caiu 0,08 ponto percentual (8,8%) em comparação com o período de janeiro a março desse ano.
Com isso, atualmente 8,6 milhões de pessoas estão desocupadas; em relação ao mesmo período do ano passado, 2022, a taxa teve uma redução de 14,2%, ou 1,4 milhão de trabalhadores. Esse é o melhor resultado para o trimestre em nove anos.
Outra notícia boa foi o aumento do número total de pessoas ocupadas, 98,9 milhões de brasileiros estão com alguma ocupação atualmente, esse crescimento é reflexo também dos empregos informais. 13,1 milhões de pessoas trabalham sem carteira registrada atualmente.
Queda do desemprego no Brasil
Veja abaixo os dados importantes apresentados na PNAD contínua:
- Taxa de desocupação: 8%
- População desocupada: 8,6 milhões de pessoas
- População ocupada: 98,9 milhões
- População fora da força de trabalho: 67,1 milhões
- População desalentada: 3,7 milhões
- Empregados com carteira assinada: 36,8 milhões
- Empregados sem carteira assinada: 13,1 milhões
- Trabalhadores por conta própria: 25,2 milhões
- Trabalhadores domésticos: 5,8 milhões
- Trabalhadores informais: 38,7 milhões
- Taxa de informalidade: 39,2%
“Mais um dado positivo do governo Lula, o desemprego caindo, efeito de ações como a retomada das obras paradas e investimentos. Mas ainda temos muita informalidade e muita gente atrás de trabalho. Se Campos Neto não estivesse torturando o país com esses juros exorbitantes, o cenário seria ainda melhor”, comemorou a líder do PT, Gleisi Hoffman.
Na última quinta-feira, 27, os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.
E mais uma boa notícia veio dessa divulgação, em junho desse ano foram abertos 1.023.540 milhões de empregos formais.