Nova perícia, bônus, e mutirões são autorizados no INSS para acelerar pedidos

Depois das polêmicas envolvendo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), principalmente no que diz respeito a fila de espera, o órgão precisou se posicionar. Foi publicamente informado sobre a criação de um nova perícia médica, bônus por produtividade aos servidores, e mutirões para análise social.

Nova perícia, bônus, e mutirões são autorizados no INSS para acelerar pedidos
Nova perícia, bônus, e mutirões são autorizados no INSS para acelerar pedidos (Imagem: FDR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não escondeu que o aumento da fila de espera do INSS era um problema. Questionado sobre o assunto o chefe da União afirmou que iria responsabilizar aqueles que deveriam lidar com essa crise. Pouco tempo depois, as publicações oficiais passaram a ser feitas. Primeiro os mutirões de análise, os bônus por produtividade, e depois a nova perícia.

A fila de espera já soma 1,8 milhões de pedidos que não conseguem avançar, seja por falta de análise administrativa ou por demora no agendamento da perícia médica. Com isso, milhões de trabalhadores que precisam se afastar do trabalho por motivo de saúde, ou que já somaram as regras para se aposentar, ficam desamparados.

O presidente do INSS também foi trocado, desde o início deste mês é Alessandro Antônio Stefanutto quem ocupa o cargo. Desde então, o novo presidente lançou o Portal da Transparência em que é possível acompanhar o número de requerimentos somados e aguardando análise. O objetivo é que a nova perícia médica, e todos os demais processos atinjam os pedidos mais antigos. 

Como vai funcionar a nova perícia, mutirão e os bônus?

Todas as novidades envolvendo as melhorias para os canais de análise dos processos foram publicados e regulamentos pelo poder público.Os processos estão sendo priorizados de acordo com o tempo de espera. Só estão sendo analisados os processos acima de 45 dias e os mais antigos têm prioridade”, afirmou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em entrevista ao Estadão.

Nova perícia médica

Mutirão nas agências

Bônus por produtividade

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile