- O pagamento do 3º lote da restituição do Imposto de Renda está agendado para o dia 31 de julho;
- As consultas de cada lote da restituição do Imposto de Renda costumam ser liberadas uma semana antes da data prevista para o pagamento;
- A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo.
Estão liberadas as consultas ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda (IR). A partir desta segunda-feira, 24, os contribuintes podem acessar o portal da Receita Federal para esclarecer quaisquer dúvidas a respeito da devolução do imposto pago em excesso.
O órgão também informou que o pagamento do 3º lote da restituição do Imposto de Renda, está agendado para o dia 31 de julho. Até agora, outros dois lotes já foram pagos.
O primeiro vigorou no dia 31 de maio, mesma data de encerramento do período de envio das declarações. Na ocasião, mais de 4,1 milhões de contribuintes foram contemplados.
Já o segundo lote foi responsável por movimentar R$ 7,5 bilhões, distribuídos entre 5,1 milhões de brasileiros no dia 30 de junho. Os lotes da restituição do Imposto de Renda foram organizados de modo a serem pagos em cinco etapas, as quais vigoram sempre no último dia útil de cada mês.
De acordo com as regras estabelecidas pela Receita Federal, as consultas de cada lote da restituição do Imposto de Renda costumam ser liberadas uma semana antes da data prevista para o pagamento de cada lote.
Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Qualquer dúvida acerca do direito à devolução, saldo zerado ou necessidade de pagar o IRPF, deve ser esclarecida através do próprio programa de preenchimento e envio das declarações.
É importante ressaltar que o pagamento dos valores são distribuídos em lotes. No entanto, a data de recebimento está condicionada à categorização do contribuinte no grupo prioritário ou da data em que ele enviou a declaração. Desta forma, a restituição do tributo é corrigida com base na taxa básica de juros, a Selic.
Quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda?
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Idosos com 60 anos ou mais; pessoas com deficiência e/ou com doença grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuinte que optar por usar a declaração pré-preenchida ou escolher receber a restituição por Pix;
- Demais contribuintes.
Segundo a Receita Federal, quando há empate nos grupos prioritários, o contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda primeiro vai receber antes dos demais.
Quais são as regras da restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que um valor que pode ser restituído ao contribuinte caso ele tenha pago mais imposto do que deveria ou tenha direito a algum tipo de dedução ou isenção. As regras para recebê-lo são as seguintes:
- Ter declarado o Imposto de Renda: a prestação de contas junto à Receita Federal é o ponto de partida para ter acesso à devolução do tributo;
- Não ter pendências com a Receita Federal: é válido saber que, pendências junto ao Fisco, como débitos em aberto, podem ser descontados automaticamente quando a restituição for liberada;
- Não ter caído na malha fina: o contribuinte que cair na malha fina do IR não terá acesso à restituição até corrigir as pendências;
- Ter direito à restituição: o direito é concedido ao contribuinte que pagou imposto além do que deveria ou ter direito a algum tipo de dedução ou isenção;
- Ter informado os dados bancários corretamente: para receber a restituição é preciso informar corretamente os dados bancários na declaração do imposto. Se houver erro nos dados, o pagamento poderá ser atrasado ou até mesmo não ser feito.
Passo a passo para consulta da restituição do Imposto de Renda
A consulta da restituição do imposto é um processo 100% online, e pode ser feito pelo portal e-CAC seguindo estes passos:
- Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”;
- Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
- Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
- Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
O procedimento também pode ser feito pelo portal do Imposto de Renda da seguinte forma:
- Acesse o site Meu Imposto de Renda;
- Na lista de serviços, clique em “Consultar a Restituição”;
- Para a consulta simples, basta acessar este link e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.
Calendário da restituição do Imposto de Renda em 2023
- 1º lote de restituição – 31 de maio;
- 2º lote de restituição – 30 de junho;
- 3º lote de restituição – 31 de julho;
- 4º lote de restituição – 31 de agosto;
- 5º lote de restituição – 29 de setembro.