Lucro do FGTS tem lista de beneficiários liberada para a SURPRESA dos trabalhadores

Receber uma graninha extra é sempre muito bem vindo. Com a possibilidade de resgatar essa quantia em momentos de aflição, o saque do lucro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) se torna ainda mais tentador. Algumas pessoas podem se surpreender com a transferência do valor que deve acontecer no próximo mês.

Lucro do FGTS tem lista de beneficiários liberada para a SURPRESA dos trabalhadores
Lucro do FGTS tem lista de beneficiários liberada para a SURPRESA dos trabalhadores (Imagem: FDR)

O lucro do FGTS é distribuído ao trabalhador desde 2017, na época Michel Temmer comandava o país. A ideia é que os trabalhadores que possuem conta aberta no Fundo de Garantia possam receber uma participação no lucro total obtido por meio de investimentos feito com o saldo dessas contas. Isso porque, a Caixa que é o banco responsável pelo FGTS, investe esse dinheiro.

As aplicações são feitas em serviços públicos, uma espécie de empréstimo ao governo federal para que uma série de setores possam ser atingidos. Nessa relação financeira há ganhos, e desde 2017 o banco é obrigado a repassar parte desses ganhos ao trabalhador que tem conta ativa no Fundo de Garantia. Os repasses começaram com 50% do lucro total e a porcentagem foi subindo.

Em 2022, ano eleitoral, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aprovou que 99% do lucro do FGTS pudesse ser distribuído aos trabalhadores. Ainda não se sabe exatamente quanto será pago de lucro em 2023, considerando os ganhos do ano passado, e não quantos porcento do total serão depositados aos trabalhadores. A informação deve ser repassada em breve pelo Conselho Curador do FGTS. 

Quem vai receber o lucro do FGTS?

De acordo com um levantamento feito pelo jornal Globo, em 2022 foram somados R$ 12,8 bilhões em lucros do FGTS. A quantia ainda precisa ser confirmada oficialmente, mas especialistas acreditam que o valor da imprensa está muito perto de ser a quantia real. Desse total o governo tem duas opções: repassar todo o lucro, ou transferir parte dessa quantia.

O valor deve cair na conta dos trabalhadores até 31 de agosto deste ano. Mas não pode ser sacado individualmente, quer dizer, o trabalhador não pode retirar da conta do Fundo de Garantia apenas a parcela paga em forma de lucro. A quantia vai ser somada ao valor já existente na conta, e então poderá ser recebida em situações esporádicas como na demissão sem justa causa.

Poderão receber o lucro do FGTS os seguintes trabalhadores:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile