Divulgada! MEC disponibiliza lista de espera do FIES 2023

Estudantes já podem conferir se foram selecionados na lista de espera do FIES 2023. No programa, a participação na lista é automática para aqueles que não foram selecionados na chamada regular.

Divulgada! MEC disponibiliza lista de espera do FIES 2023
Divulgada! MEC disponibiliza lista de espera do FIES 2023 (Imagem: FDR)

Se você não aprovado na chamada regular do FIES 2023, sugiro que acesse o sistema e confira a lista de espera. A primeira convocação foi divulgada pelo Ministério da Educação ontem, 18. A consulta pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

As convocações na lista de espera acontecem quando a vaga que era destinada a outro candidato não foi preenchida; isso acontece por falta de cumprimento das etapas ou até por desinteresse do estudante.

Fui aprovado na lista de espera do FIES 2023, e agora?

O Fundo de Financiamento Estudantil é um pouco diferente dos demais programas organizados pelo MEC, afinal, ele envolve os bancos.

Depois de acessar o sistema e verificar que foi aprovado, o estudante tem até três dias úteis, contados a partir de hoje, 19, para fazer a complementação das informações.

Esse procedimento é feito pelo próprio sistema do FIES. Depois disso, ele deve apresentar a sua documentação na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição em que vai estudar. Isso deve ser feito em até 5 dias após a complementação das informações.

Cada instituição possui uma CPSA, que é responsável pelo recebimento e análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).

Com o DRI em mãos, é hora de entregar o documento na agência bancária responsável pelo financiamento, Caixa Econômica ou Banco do Brasil. essa etapa deve ser feita em até três dias, contados a partir do terceiro dia útil depois da emissão do DRI.

Vale lembrar que os estudantes que não fizerem todo o procedimento dentro do prazo perderão a vaga.

Conheça o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado em 2001 pelo Ministério da Educação (MEC).

Com ele os estudantes financiam curso de graduação em instituições particulares e só pagam as mensalidades após se formarem.

Desde 2018, o programa possibilita juros zero de acordo com a renda do estudante.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.